PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

Facebook Siga o nosso canal Youtube Contacte-nos

Vocação para a santidade

Vocação para a santidade No passado domingo do Bom Pastor (IV da Páscoa) terminou a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações em que o Santo Padre Bento XVI pediu para rezarmos pela Igreja, por cada comunidade local, para que seja como um jardim regado, onde possam germinar e crescer todas as sementes de vocação que Deus semeia em abundância.

Há que aprofundar a consciência de que as famílias são o primeiro ambiente onde se "respira" o amor de Deus, que dá força interior para vencer as dificuldades do dia a dia. Quem vive em família a experiência do amor de Deus, recebe um dom inestimável, que dá fruto no seu tempo.

Nessa manhã do domingo do Bom Pastor, foi declarado Beato Giuseppe Toniolo, um homem que viveu entre o século XIX e XX, casado e pai de sete filhos, professor universitário e educador da juventude, economista e sociólogo. Um apaixonado servidor da comunhão na Igreja, cuja mensagem é muito oportuna, principalmente neste momento de dificuldades económicas, pois já então apontava o caminho da primazia da pessoa humana, que leva todos à unidade, e que se chama: "o dever da solidariedade humana".

Juntos e empenhados com o outro que passa ao nosso lado, seremos famílias, amigos e jovens que se tornam próximos e disponíveis. Seremos um sinal profético se quisermos testemunhar que este modo de viver o Evangelho, unidos na diversidade, é pleno de esperança, dá alegria, gera paz e justiça.

Jesus, na Sua vinda, veio construir um novo Povo de Deus, assumindo-se como o Pastor deste novo rebanho, dando a vida pelas suas ovelhas, porque as conhece pelo nome e vai à procura daquela que se perde. Eis que, afinal, toda a salvação procurada pelos homens sob o olhar de Deus se realiza em nome de Jesus.

Share

Próximos eventos

No events