PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

Facebook Siga o nosso canal Youtube Contacte-nos

Celebrar o Advento

Celebrar o AdventoHá uma semana atrás o Santo Padre na sua habitual audiência de quarta-feira, lançou-nos uma pergunta essencial: "Como podemos falar de Deus hoje?"

De facto, comunicar a fé não significa levar aos outros uma mensagem impessoal, mas trata-se de transmitir publicamente a experiência do encontro que cada um faz com Cristo, a começar na própria família. Entenda-se que a Família é um lugar privilegiado para falar de Deus, onde se deve procurar fazer entender que a fé é uma profunda alegria que transforma a nossa vida.

O Ano da Fé é uma especial ocasião para a procura de novos caminhos, sob a inspiração do Espírito Santo, para transmitir a Boa Nova da salvação. Neste sentido, o primeiro passo é procurar crescer na fé, na familiaridade com Jesus e com o seu Evangelho, aprendendo da forma como Deus se comunica ao longo da história humana, sobretudo com o mistério da Encarnação.

Nestas Catequeses Domésticas procuramos olhar para o aspecto essencial do anúncio, olhando para o exemplo de Jesus. Por isso perguntamo-nos: o que é o Advento?

Como em tudo na vida, há que preparar, há que definir caminhos, há necessidade de nos dispormos interiormente para o que vamos viver, o caminho que vamos percorrer, etc. O Advento deve ser também entendido como um tempo de preparação interior, de purificação, para que cada um possa crescer na Fé para viver o mistério da Encarnação: Deus que se faz Homem para estar mais perto de nós.

No Advento preparamo-nos para celebrar, em grande alegria, o nascimento d'Aquele que os Profetas anunciaram ao Povo de Israel como o Messias. Somos chamados a uma atitude de purificação e vigilância, não para o materialismo dos paraísos da terra, mas vivendo "as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem" (G. S. nº 1).

Nestes quatro domingos do Advento demos uma atenção particular à Palavra de Deus que tão belamente nos aponta testemunhos que preparam o Nascimento do Salvador: desde o acolhimento em Isaías, ao anúncio do Reino por S. João Baptista, até à atitude de entrega incondicional de Maria, Mãe de Jesus.

Começa com o Advento um novo ciclo litúrgico. Este ano "C" faz-nos mais próximos do Evangelho de S. Lucas que nos ajudará à necessária mudança de mentalidade e de atitude, para criarmos uma relação mais íntima com Deus Pai, por Jesus nosso Salvador.

Na Igreja Doméstica que formamos em família, vivamos este tempo de purificação, firmes na fé, constantes na esperança e generosos na caridade.

Share

Próximos eventos

No events