PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Dia do Pai

Dia do PaiComo é bom ser pai e como é belo ser filho e ser filha!

Neste dia dedicado ao Pai, dirigimos com alegria uma saudação cheia de afeto e gratidão a todos os pais atentos e dedicados à bela e difícil tarefa da educação de seus filhos.

Um pai sabe bem como é exigente, nos tempos atuais, a missão de educar: quanta proximidade, quanta doçura e quanta firmeza são necessárias! Porém, que consolação e recompensa se experimentam quando os filhos fazem frutificar os valores recebidos no ambiente familiar! Brota a alegria que faz esquecer todo o cansaço, que supera toda a incompreensão e cura todas as feridas.

Continuar... Dia do Pai

Santo Natal

Senhor Jesus, 
que assumiste a nossa condição humana e vieste habitar no meio de nós, porque amas muito este Mundo e amas muito cada um de nós, vem, neste Natal, com a Tua Luz, a Tua Humildade e a Tua Paz.Transforma os corações de todos os Homens, para que no meio das luzes, das prendas e da festa, todos se encontrem contigo, único Senhor. Fica connosco agora e para sempre. Ámen.  (Lc2, 11-12)
Santo Natal

O Sector da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa deseja-lhe um Santo Natal e um ano novo de 2018 cheio das graças do Senhor.

Veja aqui a nossa proposta de oração de Consoada na Noite de Natal.

Oração de Domingo III do Advento – 17 de Dezembro de 2017

Oração de Domingo III do Advento – 17 de Dezembro de 2017Já estamos no terceiro domingo de Advento e bem pertinho do Natal. Como é que tem sido este tempo? Temos tido oportunidade de nos prepararmos para receber Jesus? Ou será que andamos como Marta: tão atarefados com tanta coisa, que o essencial fica para trás (cf. Lc 10, 41-42). Hoje, convidamo-lo a juntar a família num momento de oração.

Neste domingo da alegria, que em tantas paróquias é dia de bênção das grávidas, com o Papa Francisco, lembramos os filhos:

“Não é possível uma família sem o sonho. Numa família, quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se».” (AL 168)

“É importante que aquela criança se sinta esperada. (…) Por conseguinte, não é importante se esta nova vida te será útil ou não, se possui características que te agradam ou não, se corresponde ou não aos teus projetos e sonhos. Porque «os filhos são uma dádiva! Cada um é único e irrepetível (...). Um filho é amado porque é filho: não, porque é bonito ou porque é deste modo ou daquele, mas porque é filho! Não, porque pensa como eu, nem porque encarna as minhas aspirações. Um filho é um filho». O amor dos pais é instrumento do amor de Deus Pai, que espera com ternura o nascimento de cada criança, aceita-a incondicionalmente e acolhe-a gratuitamente.” (AL 170)

Senhor, ilumina o coração dos nossos filhos, para que envolvidos pelo Teu amor e animados pelo sonho familiar, cresçam e encontrem o seu caminho de felicidade. Inspira-nos também a nós, seus pais, para que os acolhamos sempre com ternura, sejamos meio de transmissão do Teu amor e os eduquemos para uma liberdade responsável que os ajude a descobrir a sua vocação e a realizá-la com generosidade e em intimidade conTigo.

Oração de Domingo II do Advento – 10 de Dezembro de 2017

Oração de Domingo II do Advento – 10 de Dezembro de 2017Neste tempo de advento, convidamo-lo a reservar algum tempo para que, com a sua família, possa fazer um momento de oração, propondo que em cada Domingo tenha a intenção particular por um dos elementos da família. Pode acompanhar as propostas de oração em cada Domingo na nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/familia.patriarcadolisboa/). Depois de termos proposto a oração pelos anciões, neste segundo Domingo do Advento propomos convidamo-vos a rezar pelos casais.

Neste domingo, a segunda Epístola de São Pedro fala-nos na esperança de um reino novo habitado pela justiça, mas também nos recorda que devemos ser os primeiros agentes da paz. Nas nossas casas, no nosso trabalho, nas nossas vidas, deixemo-nos contagiar pelo espírito de paz.

Hoje queremos rezar por todos os casais.

“É normal! Sucede que marido e mulher discutam, levantem a voz, litiguem e, às vezes, até voe qualquer prato! Não vos assusteis, quando isso acontece. O conselho que vos dou é este: nunca termineis o dia, sem fazer a paz. Sabeis porquê? Porque a «guerra fria» no dia seguinte é muito perigosa. «Padre, como proceder para fazer a paz?» – poderia perguntar um de vós. Não são precisos discursos; basta um gesto e… tudo acaba, a paz está feita. Quando há amor, um gesto ajusta tudo.” (Saudação do Papa Francisco por ocasião da XXI Jornada Mundial da Juventude – 28 de Julho de 2016)

Deus todo-poderoso, que como casal, sejamos capazes de ter presentes as três atitudes a que o Papa nos convida: «com licença», «obrigado» e «desculpa». Que esta paz que fazemos no seio do nosso lar, transborde para todos os que cruzam o nosso caminho e nos ajudem a ultrapassar todos os obstáculos que a vida conjugal nos coloca.

Eucaristia pela Vida não nascida – Esperança de Ana

Eucaristia pela Vida não nascida – Esperança de AnaEucaristia de dia 15 de Outubro, uma data já instituída em vários países, de memória das crianças perdidas durante a gravidez ou nos primeiros dias de vida.

Terá lugar na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar às 12h15.

Todos nós conhecemos alguém que viveu ou vive a dor da perda de um filho tão precocemente. Que bom será traze-los a todos (bebés e famílias) à presença de Cristo!

Continuar... Eucaristia pela Vida não nascida – Esperança de Ana

Calendário

Last month April 2018 Next month
S M T W T F S
week 14 1 2 3 4 5 6 7
week 15 8 9 10 11 12 13 14
week 16 15 16 17 18 19 20 21
week 17 22 23 24 25 26 27 28
week 18 29 30

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos