PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Caminhada pela Vida 2016

Caminhada pela Vida 2016A 15 de Novembro de 2015 o Papa Francisco, na audiência com a Associação de Médicos Católicos afirmou: “O pensamento dominante propõe, por vezes, uma falsa compaixão, a que considera como ajuda à mulher favorecer o aborto, como um acto de dignidade procurar a eutanásia ou como conquista científica ‘produzir’ um filho considerado como um direito em vez de o acolher como um dom; ou usar vidas humanas como cobaias de laboratório para, presumivelmente, salvar outras. A compaixão evangélica, ao contrário, é aquela que acompanha no momento da necessidade, isto é, aquele do Bom Samaritano, que vê, tem compaixão, aproxima-se e oferece ajuda concreta.”

O retrato traçado pelo Santo Padre é totalmente adequado à situação política portuguesa actual. O aborto é hoje não apenas um direito, mas muitas vezes a única solução que o Estado oferece a uma grávida em dificuldade. A família já não é uma realidade natural fundada na união entre homem e mulher que o Estado protege, mas uma realidade ditada pelo Estado ao dispor da ideologia dominante. O homicídio a pedido começa a ser discutido, com a falsa aparência da misericórdia e da dignidade, colocando em causa o valor da vida humana no seu momento de maior fraqueza.

Ao mesmo tempo existe na sociedade uma enorme multidão de pessoas que continuar disposta a defender a sacralidade da vida humana e a beleza da família. Esta disposição traduz-se num sem número de obras de caridade, que, muitas vezes sem qualquer apoio, apoiam mulheres com gravidezes de risco, que acolhem crianças desvalidas, que acompanham doentes abandonados.

Para além disso, também tem sido desenvolvido um trabalho político na defesa da vida e da família. O sinal recente mais visível deste empenho foi a Lei de Apoio à Maternidade e Paternidade, que contou com o indispensável apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, e que foi fruto de mais de 50 mil assinaturas recolhidas de norte a sul do país, muitas das quais nas paróquias e movimentos católicos.

Para dar voz e cara a esta multidão, mas também para testemunhar publicamente a todos os que sofrem que há quem esteja disposto a apoia-los, iremos realizar este ano a VIª Caminhada Pela Vida.

Share

Calendário

Last month May 2020 Next month
S M T W T F S
week 18 1 2
week 19 3 4 5 6 7 8 9
week 20 10 11 12 13 14 15 16
week 21 17 18 19 20 21 22 23
week 22 24 25 26 27 28 29 30
week 23 31

Próximos eventos

No events