PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

ACONTECEU em FÁTIMA – Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar

ACONTECEU em FÁTIMA – Jornadas Nacionais da Pastoral FamiliarNo passado mês de outubro o Departamento Nacional de Pastoral Familiar realizou as XXV Jornadas Nacionais de Pastoral Familiar que tiveram como tema “O trabalho e a Família”. Ali se reuniram representantes de quase todas as dioceses, nas pessoas dos coordenadores dos secretariados diocesanos e de muitos leigos envolvidos paroquialmente no serviço de pastoral familiar.

Em três dias de trabalho há a destacar o convívio entre famílias (os filhos de todas as idades também tiveram programa próprio) de onde resultou uma partilha de experiências e percursos coincidentes mas diversificados.

Estas Jornadas têm duas características fundamentais: são abertas a todos aqueles que se empenham nas suas comunidades pela causa da Família, e têm um carácter anual, com um tema de reflexão e do qual são dadas pistas de trabalho para aprofundamento formativo e de partilha de boas práticas.

O Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz fez uma rica reflexão sobre o trabalho e a família em duas vertentes: na atualidade e no Magistério da Igreja. Aqui apresentou uma síntese cronológica das várias afirmações de diversos Papas e em diversos documentos conciliares, a favor da dignidade do trabalho e do homem / família. Sobre a transformação da família na atualidade, abordou a evolução desde a família alargada, em muitas gerações, à família nuclear de 3 pessoas, ou até ao novo fenómeno de famílias mono-pessoais, como resultado das mudanças sociais em que a família tem evoluído e se tem manifestado. Da família que vivia no mesmo espaço, à família em rede, pelos meios de comunicação eletrónica de que já não prescindimos hoje.

Outros momentos fortes foram os testemunhos de três casais que abordaram a fé no local de trabalho; a manifestação da família e de cada um dos seus membros no espaço de trabalho e no espaço familiar; o exercício de apostolado na conjugalidade, realçando a entrega e o sentido de compromisso.

Estas XXV Jornadas incluíram ainda momentos de oração, culminando com a celebração da eucaristia onde foram apresentados os trabalhos e as ofertas dos jovens a todos os participantes.

Recomendamos a participação dos nossos leitores nestas Jornadas Nacionais, sabendo que as mesmas se realizam sempre em Outubro, em Fátima.

Share

Próximos eventos

03maio
Dom. maio 03, 2020
Dia da Mãe
10maio
Dom. maio 10, 2020
Semana da Vida
07Jun.
Dom. Jun. 07, 2020
Festa Diocesana da Família