PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

ACONTECEU em FÁTIMA – Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar

ACONTECEU em FÁTIMA – Jornadas Nacionais da Pastoral FamiliarNo passado mês de outubro o Departamento Nacional de Pastoral Familiar realizou as XXV Jornadas Nacionais de Pastoral Familiar que tiveram como tema “O trabalho e a Família”. Ali se reuniram representantes de quase todas as dioceses, nas pessoas dos coordenadores dos secretariados diocesanos e de muitos leigos envolvidos paroquialmente no serviço de pastoral familiar.

Em três dias de trabalho há a destacar o convívio entre famílias (os filhos de todas as idades também tiveram programa próprio) de onde resultou uma partilha de experiências e percursos coincidentes mas diversificados.

Estas Jornadas têm duas características fundamentais: são abertas a todos aqueles que se empenham nas suas comunidades pela causa da Família, e têm um carácter anual, com um tema de reflexão e do qual são dadas pistas de trabalho para aprofundamento formativo e de partilha de boas práticas.

O Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz fez uma rica reflexão sobre o trabalho e a família em duas vertentes: na atualidade e no Magistério da Igreja. Aqui apresentou uma síntese cronológica das várias afirmações de diversos Papas e em diversos documentos conciliares, a favor da dignidade do trabalho e do homem / família. Sobre a transformação da família na atualidade, abordou a evolução desde a família alargada, em muitas gerações, à família nuclear de 3 pessoas, ou até ao novo fenómeno de famílias mono-pessoais, como resultado das mudanças sociais em que a família tem evoluído e se tem manifestado. Da família que vivia no mesmo espaço, à família em rede, pelos meios de comunicação eletrónica de que já não prescindimos hoje.

Outros momentos fortes foram os testemunhos de três casais que abordaram a fé no local de trabalho; a manifestação da família e de cada um dos seus membros no espaço de trabalho e no espaço familiar; o exercício de apostolado na conjugalidade, realçando a entrega e o sentido de compromisso.

Estas XXV Jornadas incluíram ainda momentos de oração, culminando com a celebração da eucaristia onde foram apresentados os trabalhos e as ofertas dos jovens a todos os participantes.

Recomendamos a participação dos nossos leitores nestas Jornadas Nacionais, sabendo que as mesmas se realizam sempre em Outubro, em Fátima.

Share

Próximos eventos

No events