PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

47º Encontro Peregrinação Nacional do CPM Portugal

47º Encontro Peregrinação Nacional do CPM Portugal Vai realizar-se, nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, em Fátima, o 47º Encontro Peregrinação Nacional do CPM Portugal.

Em ano de centenário das aparições de Fátima, o tema geral do encontro será “A Mensagem de Fátima na Espiritualidade da Família” (download do programa). O tema será abordado por excelentes oradores como o Sr. D. José Cordeiro (Bispo de Bragança-Miranda), o Sr. Pe. Carlos Cabecinhas (Reitor do Santuário de Fátima) e a Ir. Maria Amélia Costa (Franciscana e autora de inúmeras músicas de evangelização para os jovens), o Sr. Pe. Paulo Jorge (Assistente Nacional do CPM) e um Casal (António Costa e Maria Vilas-Boas).

Para este encontro, estão convidados todos os casais, que com a graça de Deus e ajuda de Maria, fizeram CPM ao longo dos anos. 

Inscrição

Para efeitos de inscrição, deve preencher os boletins de inscrição para Casais, Jovens e Crianças cuja devolução deverá ser efetuada até 28 de janeiro de 2017, por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por correio para Rua Jornal O Regional, 372 3700-024 S. João da Madeira. Poderá fazer download dos boletins de inscrição aqui.


Notas importantes:

Os preços de referência, por pessoa ou por casal, são os que constam nos respetivos Boletins de inscrição consoante o tipo de inscrição (1, 2, 3 ou 4).

As inscrições deverão ser acompanhadas dos respetivos meios de pagamento – cheque à ordem do CPM – PORTUGAL, ou comprovativo de depósito/transferência bancária para a conta com o NIB 003506470000151693086. Sempre que possível, as inscrições deverão ser encaminhadas através dos casais responsáveis diocesanos do CPM.


 Alguns aspetos práticos a ter em conta:

  1. O Encontro terá lugar no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. (2.000 lugares)
  2. Participaremos em 2 momentos oficiais do programa do Santuário de Fátima
        a) Rosário oficial sábado 18 de Fev.  às 21.30 horas na Capelinha das Aparições
        b) Celebração Eucarística oficial no domingo 19 Fev. às 9.00 horas na Basílica da Santíssima Trindade
  3. Utilizaremos os mesmos hotéis dos anos anteriores e, sempre que possível, agruparemos os participantes por dioceses.
  4. Haverá serviço de baby sitting para quem o desejar. Agradecemos que nos informem na inscrição.
  5. Será incumbência dos Pais providenciar pelo lanche para os respetivos filhos

Pastoral Familiar

Pastoral Familiar (PF) é toda a acção ou intervenção da Igreja em favor da família, enquanto comunidade base da Igreja e da sociedade, acompanhando-a passo a passo nas diversas etapas da sua formação e desenvolvimento, através das suas estruturas e dos seus responsáveis e agentes.

Objectivos

A Pastoral Familiar incidirá nas diversas etapas da formação e crescimento da realidade familiar: «Compete-lhe elaborar e dinamizar programas de pastoral específica, orientados para a evangelização da família, em convergência com outros sectores, tais como o da Catequese e da Pastoral Juvenil, com as estruturas de pastoral territorial e com os movimentos familiares.»

(Bases Estatutárias da Cúria Diocesana, 29)

O Sector da Pastoral da Família, enquadrado no Departamento de Animação comunitária, orienta os seus serviços na evangelização da família num alargado âmbito da realidade humana e cristã: «… defesa e promoção da cultura da vida, preparação das famílias para o baptismo das crianças, visão cristã do namoro e preparação para o matrimónio, acompanhamento dos jovens casais e apoio às famílias que atravessam crises, especial ajuda às pessoas que ficam sós, evangelização da família, coordenação da acção dos movimentos e associações de famílias, acolhimento e acompanhamento das pessoas separadas ou divorciadas e dos casais “recasados” com impossibilidade de realizarem o casamento canónico.»

(Bases Estatutárias da Cúria Diocesana, 29)

Responsáveis e Agentes da Pastoral Familiar na Diocese

Para além da Família - objecto, mas sobretudo sujeito da Pastoral Familiar - os principais responsáveis e agentes neste sector são: O Bispo Diocesano, o Sector Diocesano da PF, os delegados Vicariais da PF, os Párocos, os Religiosos, os Movimentos Familiares e as Equipas Vicariais e Paroquiais da PF.

Linhas de acção

  • Promover o anúncio do Evangelho, do matrimónio e da Família
  • Trabalhar em articulação com o Patriarca de Lisboa
  • Assegurar a articulação diocesana da ação pastoral familiar a desenvolver pelas diversas equipas vicariais e paroquiais de Pastoral Familiar e movimentos da diocese
  • Promover e apoiar a formação de equipas vicariais e paroquiais de Pastoral Familiar
  • Promover a realização de acções de formação pessoal, social e teológica, a nível diocesano.
  • Promover a formação de agentes da Pastoral Familiar na diocese.
  • Dinamizar a criação de estruturas diocesanas e/ou paroquiais de acolhimento dos jovens casais.
  • Assegurar a ligação com os demais órgãos diocesanos da Pastoral Familiar.

Logotipo da Pastoral Familiar

Logotipo da Pastoral FamiliarA Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa tem um novo logotipo

A Cruz, símbolo da doação plena de Nosso Senhor, apresenta o modelo que é o amor de Jesus Cristo pela Igreja. Ela representa protecção/abraço, o caminho de santidade da família e ao mesmo tempo o sentido, a luz que ilumina a sua vida em comunidade de amor.

As cores: amarelo, laranja e vermelho - encerram em si a força, o fogo do Espírito Santo e o fulgor do amor que anima e une a família

A família representada, à semelhança da Sagrada Família, é ninho, acolhe, gera vida e é sinal de alegria na fé.

Em suma, representa a unidade em Cristo, o amor "enformado" à Santíssima Trindade e a continuidade da Criação no sentido da Salvação.