PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Movimento por um lar Cristão

Movimento por um lar Cristão“As Famílias devem ser Apóstolas das Famílias [ensinava Mons Joaquim Alves Brás] com o seu exemplo, com a sua oração e com a sua ação. Estas famílias apóstolas devem começar por si mesmas, isto é, exercer o apostolado dentro da própria família”.

A Família como comunidade de vida e de amor, na individualidade de cada uma das suas diferentes pessoas em ato doação mútua na unidade da sua relação em permanente complementaridade, é reflexo e imagem da Santíssima Trindade. A Sagrada Família encarna, vive e transmite o projeto de Deus para a família humana e revela-nos a sua dimensão transcendente. Esta dimensão invisível tanto em Nazaré, como hoje nas nossas próprias famílias, torna-se visível aos olhos da Fé.

 

O Movimento por um Lar Cristão (MLC) é um Movimento de espiritualidade conjugal e familiar, cujo carisma se inspira nos exemplos da Sagrada Família de Nazaré, reflexo da Família Trinitária e modelo perfeito de todas as famílias cristãs.

Monsenhor Joaquim Alves Brás, hoje Venerável Servo de Deus foi, na Igreja em Portugal, um pioneiro do apostolado familiar, um apóstolo incansável da família, muito antes do Concílio Vaticano II. Mons. Alves Brás, já nos anos 50 defendia a doutrina sobre a dignidade do matrimónio e da família e sobre a missão da família na Igreja e no mundo, como nos ensina depois a Constituição Gaudium et Spes e a Exortação Familiaris Consortio, de João Paulo II.

Por isso depois de ter fundado a Obra de Santa Zita e o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, nos anos 30, para trabalharem a bem da família, Monsenhor Joaquim Alves Brás, sentiu a necessidade de fundar o Movimento por um Lar Cristão, em 1962, com a missão de promover a vocação cristã da Família, cimentando no amor os laços naturais que unem as Famílias, para viverem e irradiarem com o seu testemunho de vida, o amor de Cristo pela Igreja, constituindo-se assim em verdadeiras igrejas domésticas.

Implantado nas diversas Dioceses ou Localidades, Aveiro, Braga, Guarda e Casegas (terra natal do fundador), Coimbra/Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Portalegre/Castelo Branco/Abrantes, Porto e Viseu, e fora de Portugal o Movimento está também implantado em Madrid, e Cabinda/Angola. Os seus membros procuram atualizar na vida das famílias o espírito e carisma legado pelo seu Fundador: “desenvolver e aprofundar os valores cristãos, na imitação das virtudes da Sagrada Família de Nazaré.

É no sacramento do matrimónio e na intimidade de Jesus Cristo e com Jesus Cristo, que nasce e vive uma família cristã que as famílias aprendem a ser e a viver o Mistério da Vida e do Amor. Uma vez que cada Família queira livremente assumir a proposta de viver ao ritmo da Sagrada Família, viveremos a alegria do seu ingresso no Movimento, com o cerimonial da entronização e consagração da sua família à Sagrada Família de Nazaré.

O MLC está estruturado por Dioceses em Núcleos que se reúnem mensalmente para convívio, partilha de vida, reflexão e estudo sobre temas doutrinais, pastorais e de oração.

Além das atividades normais do Movimento, realiza-se, em cada localidade um Retiro Espiritual anual e uma Peregrinação a Fátima, de dois em dois anos, com toda a Família Blasiana (constituída pelas obras fundadas por Monsenhor Alves Brás), para reforço da unidade de espírito eclesial e missão específica.

Os membros de cada Núcleo procuram criar, entre si, laços de sã amizade e confiança mútua, na fé e na caridade cristã, de modo a proporcionar um crescimento humano e espiritual requerendo da parte de todos o respeito profundo pelo modo de ser de cada uma das famílias pertencentes ao Movimento.

O Movimento por um Lar Cristão para além de integrar, na maior parte das Dioceses, o Conselho Pastoral Diocesano participa nas atividades da CNAL e é membro da Confederação Internacional de Movimentos de Famílias Cristãs. Esta Confederação, é por sua vez membro consultivo da ONU e do Concelho Pontifício para a Família.

Para mais informação consulte o site: www.movimentoporumlarcristao.pt ou www.padrealvesbras.com

Casal Graça e Manuel Simões

Share