PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Comunidade Emanuel

Comunidade Emanuel1. ORIGEM DA COMUNIDADE

A Comunidade Emanuel nasceu em Paris a partir de um grupo de oração do Renovamento Carismático Católico, fundado em 1972 por Pierre Goursat e Martine Laffitte-Catta.

 

Implantada em mais de 70 países dos cinco continentes, a Comunidade conta hoje com quase 10000 membros, de todos os estados de vida, entre os quais 230 padres, uma centena de seminaristas, vários bispos, 200 homens e mulheres consagrados no celibato. A Comunidade anima 70 paróquias e numerosas iniciativas apostólicas no mundo.

Juntos, na complementaridade de estados de vida, os membros da Comunidade esforçam-se por responder ao apelo de Deus: servir e anunciar Cristo no mundo contemporâneo. Como dizem os Estatutos da Comunidade:

A graça profunda da Comunidade vem da Adoração Eucarística de Deus realmente presente no meio de nós: EMANUEL. Desta Adoração nasce a Compaixão por todos os homens que morrem de fome material e espiritual. Desta Compaixão nasce a sede de evangelizar no mundo inteiro, particularmente os mais pobres.

Estas 3 graças de ADORAÇÃO, COMPAIXÃO e EVANGELIZAÇÃO são constitutivas do Carisma da COMUNIDADE EMANUEL.

Assim, os membros da Comunidade desejam viver num espírito de adoração, de compaixão e de evangelização, a realidade do Emanuel «Deus connosco na vida quotidiana».


2. RECONHECIMENTO PONTIFÍCIO

O Conselho Pontifício para os Leigos, no seu decreto de aprovação da Comunidade dizia explicitamente o seguinte: «A irradiação da Comunidade em numerosas dioceses e países de diversos continentes, confirmada pelos bispos, permite reconhecer que a Comunidade contribui para enriquecer a vida da Igreja, sendo cada vez mais sinal de que Deus está connosco.

Por isso o Conselho Pontifício para os Leigos, «tendo estudado o projeto de Estatutos submetido à aprovação e tendo recebido o acordo de Sua Santidade o Papa João Paulo II, reconhece a Comunidade Emanuel como Associação Privada de Fiéis de direito pontifício, dotada de personalidade jurídica e aprova os Estatutos por um período de 5 anos».

Este decreto de aprovação foi dado no Vaticano em 8 de Dezembro de 1992.

***

Cinco anos volvidos, o Conselho Pontifício para os Leigos «após ter examinado atentamente o relatório sobre a vida da Comunidade, tendo em conta o seu desenvolvimento, a experimentação positiva dos Estatutos, a boa colaboração com as Igrejas locais, o espírito missionário que a anima, por um novo ato jurídico concede à Comunidade Emanuel, Associação Privada Internacional de Fiéis, de direito pontifício, a aprovação definitiva. O decreto de aprovação definitiva foi dado no Vaticano em 8 de Dezembro de 1998

***

Posteriormente, em 20 de Junho de 2009, a Comunidade Emanuel foi erigida pelo Conselho Pontifício para os Leigos em Associação Pública Internacional de Fiéis, testemunhando desse modo um reconhecimento e uma confiança eclesial maiores.


3. A MISSÃO DA COMUNIDADE

O reconhecimento da Comunidade Emanuel pela Santa Sé, veio confirmá-la na sua missão de «evangelizar e levar a luz de Cristo às culturas e à sociedade» Para os membros da Comunidade, a evangelização comporta diferentes aspectos, mas, em todos os casos, é orientada para os que não conhecem Cristo ou dele se afastaram.

  • Manifesta-se, antes de mais, pelo testemunho individual nos círculos de vida de cada um: família, trabalho, amigos … Cada membro da Comunidade evangeliza onde vive…
  • Exprime-se pelo empenhamento individual dos membros em actividades da Igreja local ou universal…
  • Comporta a participação em actividades apostólicas nascidas na Comunidade em resposta a novas situações sociais, económicas, políticas, culturais, por exemplo:
    • “AMOR E VERDADE” é orientado para a evangelização das Famílias;
    • “PRESENÇA E TESTEMUNHO” para a evangelização das pessoas na vida activa;
    • “ESCOLAS DE EVANGELIZAÇÃO”, “FÓRUNS DE JOVENS”, etc., visam a evangelização dos jovens;
    • FIDESCO, ramo missionário da Comunidade, orientada para a “Missão Ad Gentes”, forma e envia missionários; etc.
  • Encarna-se, ainda, em numerosas missões confiadas explicitamente pela Igreja à Comunidade

4. NO CORAÇÃO DA COMUNIDADE, A FRATERNIDADE DE JESUS

«Entre os membros da Comunidade alguns podem receber um apelo mais radical. Situada no próprio coração da Comunidade, existe a Fraternidade de Jesus que propõe um dom de si, através de uma consagração, de um compromisso mais determinado de fidelidade à Igreja e de disponibilidade em ordem à missão no âmbito da Comunidade» (Estatutos, Preâmbulo IIb). «A consagração na Fraternidade de Jesus implica uma solidariedade comunitária mais profunda, um amor e uma fidelidade muito particular à Igreja. A consagração é acompanhada de um compromisso de disponibilidade» (Estatutos, Preâmbulo II e) f) ).

***

Para conhecer a Comunidade Emanuel Internacional visite o site:

http://www.emmanuel.info


5.A COMUNIDADE EMANUEL EM PORTUGAL

A Comunidade Emanuel está em Portugal, desde 1992, e atualmente presente nas dioceses de Coimbra, Leiria-Fátima e Lisboa.

Neste momento, 2014, a Comunidade em Portugal conta com um pouco mais de 100 membros de todos os estados de vida (casais, celibatários, viúvas, sacerdotes, consagradas, e jovens em geral).

A atividade da Comunidade Emanuel em Portugal, ao longo destes anos tem sido diversificada e dirigida a todos.

Para Jovens: tem havido Escolas de Evangelização ao longo de um ano letivo, quer a tempo inteiro, na modalidade de escola residencial, quer a tempo parcial, na modalidade de um serão por semana, que tocaram já largas dezenas de jovens, Os Encontro Nacionais de Jovens, os Fóruns de Jovens em Fátima, as Missões de Páscoa, sobretudo nas Paróquias confiadas a sacerdotes da Comunidade Emanuel nas dioceses de Coimbra e de Lisboa, e as Férias em Missão no Verão, constituem oportunidades pelas quais passaram já centenas de jovens.

Para Casais: nos ciclos de formação Amor e Verdade, em três fins-de-semana, e nas Escolas de Casais ao longo de todo o ano pastoral, participaram já umas largas dezenas de casais.

Para Famílias: os Fóruns da Família, têm reunido numerosas famílias

Para sacerdotes: em vários Retiros para Sacerdotes organizados pela Comunidade Emanuel, participaram já muitas dezenas de sacerdotes de diferentes dioceses do país.

Também como referido acima foram confiadas a padres da Comunidade Emanuel várias Paróquias nas dioceses de Coimbra e Lisboa

Para Profissionais: o Fórum da Vida Ativa permitiu abordar numa visão cristã, múltiplas questões com que todos se confrontam na vida profissional.

Para todos: a Escola de Adoração e Oração e a Escola Bíblica, ao longo do ano pastoral, ou ainda a orientação de Cursos Apha… atividades onde já participou um grande número e uma grande diversidade de pessoas.

Para todos ainda: várias Missões de Evangelização (incluindo as realizadas tanto na preparação como no decorrer do Congresso Internacional para a Nova Evangelização que teve lugar em Lisboa em Novembro de 2005) que como atestam vários testemunhos tocaram muita gente.

Finalmente, a FIDESCO, ramo missionário da Comunidade Emanuel formou e enviou vários jovens portugueses, em «missão ad gentes» a pedido das Igrejas locais, para o Brasil, Angola, Timor, etc.

Share