PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Equipas de Nossa Senhora

Equipas de Nossa SenhoraA 25 de fevereiro de 1939, teve lugar em Paris a 1ª reunião de 4 casais e um sacerdote, na altura chamado “Grupo de Nossa Senhora de todas as alegrias”. Foi este o início do Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS), um movimento de espiritualidade conjugal, pela mão do Pe. Caffarel. Nasce aqui o modelo para o futuro do Movimento, em que um grupo de cinco a sete casais se reúne mensalmente com a presença de um sacerdote, o seu Conselheiro Espiritual, num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã. À medida que vão surgindo novos grupos de casais, há a necessidade de uma regra para este novo movimento e assim surge em 1945 a Carta das ENS. No seu preâmbulo surgem as grandes linhas de orientação do Movimento: entreajuda entre os casais unidos pelo Sacramento de Matrimónio em ordem a caminharem para a santidade pelo caminho que lhes é próprio. Para isso, os casais precisam do apoio de uma equipa, apoiada por uma mística, a qual se articula em dois eixos: entreajuda e testemunho. A entreajuda é para o conhecimento de Deus e as vias que conduzem à nossa união com Ele, é para conhecermos os seus desígnios relativamente sobre as grandes realidades do amor, do casamento, da sexualidade, da paternidade, da educação. Mas não se trata apenas de O conhecermos, mas antes de O encontrarmos. Esta entreajuda espiritual, fundamental, assenta numa entreajuda material no seio da equipa, conduzindo ao testemunho. É esta a vocação do casal cristão, a de testemunhar o amor que vive e a sua fonte divina. A união conjugal surge assim como uma forma particular de união a Deus e as suas diferentes formas de expressão têm a sua origem objectiva no Sacramento do Matrimónio.

Se falarmos em referências para o Pe. Caffarel e por conseguinte para o Movimento, surgem imediatamente duas, um casal católico francês, Pierre e Mireille Dupouey, testemunho de uma espiritualidade conjugal vivida na prática e São Francisco de Sales, fundador de uma verdadeira espiritualidade para o séc. XVII, com repercussões até hoje.

Em Portugal o Movimento surge em 1955, contando actualmente com mais de 1 100 equipas e mais de 700 Conselheiros Espirituais. Está em mais de 70 países de todos os continentes, com mais de 130 000 membros.

Site: http://www.ens.pt/

Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos