PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Familiarmente - Dezembro 2019

Escola de Pais – II

A BELEZA E O MISTERIO QUE É EDUCAR UM FILHO

Um filho põe à prova a humanidade do pai e da mãe. Exige comunhão, um dos maiores desafios: aceitar o outro, confiar, perdoar, saber que é melhor a dois, mesmo quando parecem prevalecer fragilidades e interrogações. Qual é o ponto de partida desta missão singular?

Em primeiro lugar, a consciência de que não há serviço à humanidade maior do que educar. Com um bebé nos braços, um pai e uma mãe estão investidos da responsabilidade civilizacional mais decisiva que pode haver. Educar é, não só amar aquela criança, mas, nisso, construir o mundo.

Familiarmente - Dezembro 2019

Em segundo lugar, parte-se da certeza de que há algo de comum em todo o coração humano. Está na sua natureza um desejo indomável e uma atração pelo bem, pela verdade, pela beleza, pela justiça, pelo amor. Um filho é também um irmão, um companheiro de viagem, munido das mesmas ferramentas e características, na diversidade de temperamento e circunstâncias. Quando crescer, esta certeza vai ser útil diante da estranheza que virá. Mas enquanto é pequenino e parece um bonequinho, ajuda lembrar esta sua dignidade humana incancelável.

Em terceiro lugar, educa-se um filho para a totalidade do que existe, fora dele, mas também nele. O crescimento é a passagem do tudo receber para o tudo dar. A felicidade está nesse dom de si, mais do que em qualquer satisfação. Diante daquela mini-pessoa, cheia de candura e vulnerabilidade, para quem o pai e a mãe são todo-poderosos, há um instinto de proteção, mimo, satisfação dos desejos. Mas no amor a um filho descobre-se o que é dar sem esperar nada em troca, querer o melhor dele, mesmo à custa de atitudes difíceis. Educar um filho é abrir-lhe o horizonte do mundo, arriscando, lançando, despertando nele o desejo de construir.

O mais desafiante nesta missão é que querer o bem de um filho obriga a pensar no que é o bem, no que tem valor, no que dá sentido à vida. Educa-se com a própria posição perante a vida, muito mais do que com instruções e recomendações. Educa-se apontando para mestres em quem se reconhece uma autoridade e uma ajuda. Só educa, quem se reconhece necessitado de crescer na verdade e portanto se deixa também educar.

 

Missão impossível? Seria. Se não fosse certa a origem e bom o destino. Se não soubéssemos que fomos criados e redimidos, pais e filhos. Se não experimentássemos, a par e passo, que Deus é também Espírito, que ilumina, guia e fortalece. Se não tivéssemos uma casa onde esta graça chega a até nós, uma casa chamada Igreja, que é, ela mesma, Mãe e Educadora.

Ícone da Família - Familiarmente de Abril 2019

Ícone da Família

300

Este ano a Festa Diocesana da Família será organizada em colaboração com a vigararia IV de Lisboa. Para dinamizar e envolver as famílias destas paróquias, o ícone da Sagrada Família está a percorrer cada uma destas paróquias. Para ajudar nesta dinamização, a vigararia IV criou um pequeno oratório com o intuito de ajudar e as famílias e os casais jubilares na vivência deste tempo. Ficam aqui alguns ecos destas visitas:

Continuar... Ícone da Família - Familiarmente de Abril 2019

Oração em Família - Abril 2019

300

Nas minhas regulares visitas aos Lares e Residências de Séniores aquilo que dou é sempre menos do que o que trago dos idosos. Por isso a oração em família deste mês vai relembrar algumas orações da religiosidade popular. Orações e “rezas” ditas no aconchego do lar e transmitidas de geração em geração.

Continuar... Oração em Família - Abril 2019

Retiro «Vinha de Raquel» - Familiarmente de Abril 2019

Retiro «Vinha de Raquel»

300

Acabámos de regressar de mais um retiro Vinha de Raquel e a melhor forma de poder contar o que são estes retiros é partilhar o testemunho que nos deixou uma das participantes. Tal como a Raquel de que nos fala o profeta Jeremias, esta é mais uma “Raquel” que chora os seus filhos”. Tem 34 anos e veio do Brasil.

Continuar... Retiro «Vinha de Raquel» - Familiarmente de Abril 2019

Retiro «Vinha de Raquel» - Familiarmente de Abril 2019 (2)

Retiro «Vinha de Raquel»

300

Acabámos de regressar de mais um retiro Vinha de Raquel e a melhor forma de poder contar o que são estes retiros é partilhar o testemunho que nos deixou uma das participantes. Tal como a Raquel de que nos fala o profeta Jeremias, esta é mais uma “Raquel” que chora os seus filhos”. Tem 34 anos e veio do Brasil.

Continuar... Retiro «Vinha de Raquel» - Familiarmente de Abril 2019 (2)

O Rito do Matrimónio: celebração do fiel, fecundo e pleno - Familiarmente de Abril 2019

O Rito do Matrimónio: celebração do fiel, fecundo e pleno

300

A celebração matrimonial é uma autêntica consagração do amor dos esposos a Deus. Homem e mulher celebram um sacramento que se pretende que seja sinal do amor de Deus no mundo e para o mundo, tornando-se também assim participantes no projeto criador de Deus.

Continuar... O Rito do Matrimónio: celebração do fiel, fecundo e pleno - Familiarmente de Abril 2019

Teologia do Corpo - De que se fala hoje, quando se fala de amor?

Teologia do Corpo - De que se fala hoje, quando se fala de amor?São João Paulo II era um verdadeiro pastor que levava a sério as questões existenciais colocadas pelas pessoas que ele acompanhava. Muitos namorados e muitos casais perguntavam como conciliar a dificuldades e constrangimentos da vida de casal e de familia com o profundo desejo de santidade que tinham. Responder a este anseio do coração humano, tornou-se a sua prioridade. São João Paulo II desenvolveu uma abordagem filosófica, que não tendo propriamente novidade na doutrina, acabou por ser uma novidade na forma de falar do amor porque partia da própria experiência subjetiva do homem que ele encontrava retratada até nas Escrituras. Ou seja, ele mostrou o caminho, que tinha sido traçado por Deus, para que a partir da experiência de ser um corpo, o homem pudesse conhecer o próprio Deus.

Continuar... Teologia do Corpo - De que se fala hoje, quando se fala de amor?

Próximos eventos

11Dez.
15Dez.
Dom. Dez. 15, 2019
Bênção das Grávidas
29Dez.
Dom. Dez. 29, 2019
Dia da Sagrada Família
08Fev.
Sáb. Fev. 08, 2020 @09:00 - 06:00PM
Jornada Diocesana de Agentes de Pastoral Familiar
19Mar.
Qui. Mar. 19, 2020
Dia do Pai