PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Tempo para os dois

Tempo para os dois

O Homem foi criado à imagem de Deus (cf, Gn 1, 26-27), e como tal, criado para o amor e a comunhão de vida. É na união entre os esposos que encontramos a primeira forma de comunhão entre as pessoas (cf. Gaudium et Spes 12), e a partir da qual brota a constituição da família. Pelo Sacramento do Matrimónio, a entrega do casal participa no amor com que Cristo ama a Igreja, de tal modo que a união entre os cônjuges é um pacto de amor entre um homem e uma mulher, que ao tornarem-se uma só carne (cf. Mc 10, 8), se comprometem a viver em fidelidade quotidiana à entrega plena pelo outro.

Continuar... Tempo para os dois

Encontro Mundial das Famílias 2018

Encontro Mundial das Famílias 2018Realizado de três em três anos, este grande evento internacional reúne famílias de todo o mundo para celebrar, rezar e refletir sobre a importância central do casamento e da família como pedra angular das nossas vidas, da sociedade e da Igreja. A Irlanda foi escolhida pessoalmente pelo Papa Francisco para acolher o próximo Encontro Mundial das Famílias em 2018.

A terra de onde tantos missionários partiram para levar a luz do Cristianismo a todos os cantos do planeta convida agora famílias e indivíduos de todas as partes do mundo para se juntar a nós neste evento extraordinário.

Continuar... Encontro Mundial das Famílias 2018

Eucaristia, alimento espiritual da família

Eucaristia, alimento espiritual da famíliaAo longo dos 10 anos de casamento que já celebrámos, em todos os Domingos e dias santos fomos à missa. Não houve doença ou férias que nos levassem a abdicar desta alegria que é a celebração da nossa comunhão com Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Já desde o namoro que fizemos sempre por celebrar o Domingo, tendo no seu centro a Eucaristia e o serviço à Igreja. Mesmo quando nos ausentamos da nossa comunidade permanente, por Portugal ou pelo estrangeiro, sentimos uma alegria enorme pela experiência da universalidade do mistério da fé que aí celebramos, mas também pela experiência pessoal que cada um de nós vive no encontro com Cristo na Eucaristia. Na Eucaristia, cada um de nós coopera com a Graça de Deus; cada um, com a sua ação particular derivada do seu estado e dos seus dons (cf. 1 Cor 12, 12-31), contribui de modo diferenciado e complementar para a celebração da Eucaristia. Aí encontramos o que é a comunhão: Em primeiro lugar a união entre Deus e o homem consumada na entrega de Cristo por todos nós - a Igreja – pelo amor ao Pai; Em segundo lugar, porque esta entrega de Cristo se atualiza, perpetuando-se em cada celebração, participando cada um de nós nesta comunhão plena de Cristo. 

Continuar... Eucaristia, alimento espiritual da família

Próximos eventos