PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Teologia do Corpo - De que se fala hoje, quando se fala de amor?

Teologia do Corpo - De que se fala hoje, quando se fala de amor?São João Paulo II era um verdadeiro pastor que levava a sério as questões existenciais colocadas pelas pessoas que ele acompanhava. Muitos namorados e muitos casais perguntavam como conciliar a dificuldades e constrangimentos da vida de casal e de familia com o profundo desejo de santidade que tinham. Responder a este anseio do coração humano, tornou-se a sua prioridade. São João Paulo II desenvolveu uma abordagem filosófica, que não tendo propriamente novidade na doutrina, acabou por ser uma novidade na forma de falar do amor porque partia da própria experiência subjetiva do homem que ele encontrava retratada até nas Escrituras. Ou seja, ele mostrou o caminho, que tinha sido traçado por Deus, para que a partir da experiência de ser um corpo, o homem pudesse conhecer o próprio Deus.

Continuar... Teologia do Corpo - De que se fala hoje, quando se fala de amor?

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (Conclusão)

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (Conclusão)(Conclusão do texto publicado no Familiarmente de Novembro e Dezembro de 2018)

O génio de João Paulo II, na sequência da Humane vitae, foi explorar o significado da dimensão unitiva do ato sexual de uma forma inovadora – com o foco no seu significado interior tornando claro que as duas dimensões não podem ser separadas sem ferir gravemente o significado de cada uma delas: 

Continuar... 50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (Conclusão)

E os dois serão uma só carne

E os dois serão uma só carneNo passado dia 19 de Novembro, foi lançado o livro “E os dois serão uma só carne”, um curso para noivos e reflexões para casais. Este livro foi inicialmente pensado para divulgar os apontamentos que o Pe. Ricardo Neves, pároco do Estoril, usava nos seus cursos para noivos e que muitos outros sacerdotes também adotaram ao longo dos últimos anos. 

Continuar... E os dois serão uma só carne

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (continuação)

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (continuação)(Continuação do texto publicado no Familiarmente de Novembro de 2018)

Por outro lado, se a maioria das pessoas não vê como problemático o uso da contraceção, então “Quem poderia reprovar a um governo o fato de ele aplicar à solução dos problemas da coletividade aquilo que viesse a ser reconhecido como lícito aos cônjuges para a solução de um problema familiar?” (HV, 17)

Continuar... 50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (continuação)

Próximos eventos

05maio
Dom. maio 05, 2019
Dia da Mãe
12maio
Dom. maio 12, 2019
Semana da Vida
18maio
31maio
Sex. maio 31, 2019
Dia dos irmãos
01Jun.
Sáb. Jun. 01, 2019
Dia da criança