PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

15 de Maio – Dia Internacional da Família

15 de Maio – Dia Internacional da Família

O Dia da Internacional da Família é celebrado no 15 de Maio e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994.

A origem do Dia da Família está na necessidade de lembrar importância da família para a sociedade contemporânea, e trazer uma reflexão sobre o papel dela na sociedade e na formação dos seres humanos.

Este ano alertam-nos para a questão “Familias, educação e bem-estar”.

Pode saber mais em http://www.un.org/en/events/familyday/

Familiarmente - Maio 2017

Familiarmente - Maio 2017

ComTributo à Igreja

Continuação do Capítulo IV.

Alegrar-se com os outros

Ponto importante, mas muitas vezes esquecido. Diz-nos o Papa Francisco: ”Isto é impossível para quem sente a necessidade de estar sempre a comparar-se ou a competir, inclusive com o próprio cônjuge, até ao ponto de se alegrar secretamente com os seus fracassos.” Em 2COR 9,7, está escrito que: “Deus ama quem dá com alegria”, ou seja “Nosso Senhor aprecia de modo especial quem se alegra com a felicidade do outro.” Deveríamos de facto ser mais felizes, e “A família deve ser sempre o lugar onde uma pessoa que consegue algo de bom na vida sabe que ali se vão congratular com ela.”

Continuar... Familiarmente - Maio 2017

Formação para Agentes da Pastoral Familiar

Formação para Agentes da Pastoral Familiar

Termina em 18 de Março a 3ª edição da formação para agentes de Pastoral Familiar, dirigida a todas as pessoas que colaboram com paróquias, grupos ou movimentos na área da pastoral familiar, preparando-as para melhor realizar o seu serviço.

 Esta formação de 3 módulos decorre no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal (Torres Vedras), entre as 10h e as 18h. 

  

 

Familiarmente - Março de 2017

Familiarmente - Março de 2017

Ecos do 1º Fórum Wahou!

Nos dias 4 e 5 de Fevereiro de 2017 tivemos o primeiro Forum Wahou! em Portugal. Cerca de 50 pessoas, de todos os estados de vida, juntaram-se para 2 dias de intenso trabalho sobre o plano de Deus para o amor humano. Um esquema muito simples em que se percorreu o essencial das catequeses de João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, com lugar a tempos de partilha, tempos de oração e também ateliers de missão.

Continuar... Familiarmente - Março de 2017

Reflexão: Não podemos fazer o caminho do outro. Mas podemos caminhar com o outro.

Reflexão: Não podemos fazer o caminho do outro. Mas podemos caminhar com o outro.

Reflexão: Não podemos fazer o caminho do outro. Mas podemos caminhar com o outro.

Na vida não caminhamos sozinhos: umas vezes somos chamados a acompanhar/acolher o Outro e outras vezes somos nós o Outro que precisa de ser acompanhado/acolhido. Reconhecer e aceitar esta dualidade de papéis é um passo muito importante para uma vida feliz e equilibrada.

Continuar... Reflexão: Não podemos fazer o caminho do outro. Mas podemos caminhar com o outro. 

Próximos eventos

28maio
Dom. maio 28, 2017
Festa da Família
01Jun.
Qui. Jun. 01, 2017
Dia da criança
17Jun.
26Jul.
Qua. Jul. 26, 2017
Dia dos avós