PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (Conclusão)

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (Conclusão)(Conclusão do texto publicado no Familiarmente de Novembro e Dezembro de 2018)

O génio de João Paulo II, na sequência da Humane vitae, foi explorar o significado da dimensão unitiva do ato sexual de uma forma inovadora – com o foco no seu significado interior tornando claro que as duas dimensões não podem ser separadas sem ferir gravemente o significado de cada uma delas: 

Continuar... 50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (Conclusão)

E os dois serão uma só carne

E os dois serão uma só carneNo passado dia 19 de Novembro, foi lançado o livro “E os dois serão uma só carne”, um curso para noivos e reflexões para casais. Este livro foi inicialmente pensado para divulgar os apontamentos que o Pe. Ricardo Neves, pároco do Estoril, usava nos seus cursos para noivos e que muitos outros sacerdotes também adotaram ao longo dos últimos anos. 

Continuar... E os dois serão uma só carne

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (continuação)

50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (continuação)(Continuação do texto publicado no Familiarmente de Novembro de 2018)

Por outro lado, se a maioria das pessoas não vê como problemático o uso da contraceção, então “Quem poderia reprovar a um governo o fato de ele aplicar à solução dos problemas da coletividade aquilo que viesse a ser reconhecido como lícito aos cônjuges para a solução de um problema familiar?” (HV, 17)

Continuar... 50 anos da Humane vitae: uma boa notícia (continuação)

Advento, tempo de espera de preparação para o acolhimento da nova vida e a celebração do primeiro Natal

Advento, tempo de espera de preparação para o acolhimento da nova vida e a celebração do primeiro NatalEstamos próximos da celebração do nascimento do nosso Salvador e somos agora convidados a preparar este acontecimento. Este ano, na nossa família, o Natal terá um sabor diferente: é o primeiro após o nascimento da nossa primeira filha, da primeira neta dos nossos pais, da primeira sobrinha dos nossos irmãos… Devem imaginar a alegria! É previsível que essa alegria se traduza em “montanhas” de prendas e isso preocupa-nos. Este ano as prendas dizem-lhe pouco, mas gostávamos de criar um precedente de contenção. Partilhamos convosco a nossa reflexão para este tempo de preparação e de convite ao nascimento.

Continuar... Advento, tempo de espera de preparação para o acolhimento da nova vida e a celebração do primeiro...

Oração em família

Oração em família

No contexto do 2º ano da recepção sinodal dedicado ao aprofundamento da vivência da “liturgia com lugar de encontro”, o Sector da Pastoral da Família gostaria de ajudar as famílias a redescobrirem-se como Igrejas domésticas. Seria bom que este ano fosse um incentivo a que cada família cultivasse alguns espaços e lugares para uma liturgia familiar. Para ajudar as famílias nesta missão, propomos uma oração mensal para se fazer em casa com a família reunida. 

Continuar... Oração em família