PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ecos da Formação para Agentes de Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa

No dia 18 de Março concluímos a 3ª edição da formação para agentes de Pastoral Familiar da diocese de Lisboa, dirigida a todas as pessoas que colaboram com paróquias, grupos ou movimentos na área da pastoral familiar, preparando-as para melhor realizar o seu serviço.

Esta formação de 3 módulos decorreu no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal (Torres Vedras). Partilhamos o testemunho de um casal que participou na formação:

“A convite do nosso pároco, Pe. Nuno Westwood, com o objetivo de começar a dar os primeiros passos numa pastoral familiar na Unidade Pastoral de Nova Oeiras e São Julião da Barra, participámos na formação de agentes da Pastoral Familiar de 2017.

Fomos acolhidos com largos e rasgados sorrisos pelos formadores e, mais do que uma transmissão de conhecimentos, ao jeito de sala de aula, foi criado um ambiente que proporcionou uma tão bela e rica partilha de todos os participantes. Sem dúvida que a Catarina e o Nuno, que se complementam numa verdadeira comunhão, bem como o Pe. Rui, na sua presença genuína e disponível, foram essenciais.

Criados por amor e para o amor, somos atraídos à comunhão com Cristo e n’Ele a família, célula fundamental da sociedade, a Igreja doméstica, transforma-se.  O que é pedido a todos e a cada um dos agentes da Pastoral Familiar é que saibam ler a realidade com os seus gigantescos desafios, que façam um discernimento do que Deus quer e pede, e atuem criando propostas de acordo com o Evangelho. No fundo o grande desafio é que sejam instrumento, proponham e anunciem Cristo Ressuscitado a cada família de forma a que se dê este encontro primordial pelo qual todo ser humano anseia. Sabemos que os desafios que hoje se apresentam às famílias são imensos, e por isso a nossa realidade familiar, tão sofrida, pede duas mãos: uma que se compadece acolhendo com misericórdia e outra que guia, acompanha e enceta novos caminhos, guiada pelo Espírito, através de uma linguagem atual, que conhece e compreende estes mesmos desafios. Assim as nossas famílias transformar-se-ão em oficinas de afetos, onde a fé, a esperança e a caridade brotam constantemente.

As nossas famílias têm também a vocação de ir ao encontro, acolher e acompanhar cada família para que todos juntos cresçamos na alegria, na simplicidade e na confiança, sempre enraizados em Cristo Jesus. Quer-se que a família evangelize a família pelo testemunho verdadeiramente cristão e, desta forma, enriqueceremos as nossas comunidades, família de famílias, para que o sonho missionário chegue, de facto, a todos. “

Joana e Pedro Teixeira Duarte, paróquia de S. Julião da Barra

 


Ainda na rubrica do Familiarmente deste mês de Abril de 2017: 

Ecos do retiro para Casais Novos (até 7 anos de matrimónio)

ComTributo à Igreja - Abril 2017

Próximas actividades  

Sugestões para celebração na Paróquia:

Share

Próximos eventos

27Out.
Sáb. Out. 27, 2018
Forum Wahou!
27Out.
Sáb. Out. 27, 2018 @15:00 -
Caminhada pela Vida
10Nov.
23Nov.
Sex. Nov. 23, 2018
Retiro da Vinha de Raquel
01Dez.