PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ecos da Formação para Agentes de Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa

No dia 18 de Março concluímos a 3ª edição da formação para agentes de Pastoral Familiar da diocese de Lisboa, dirigida a todas as pessoas que colaboram com paróquias, grupos ou movimentos na área da pastoral familiar, preparando-as para melhor realizar o seu serviço.

Esta formação de 3 módulos decorreu no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal (Torres Vedras). Partilhamos o testemunho de um casal que participou na formação:

“A convite do nosso pároco, Pe. Nuno Westwood, com o objetivo de começar a dar os primeiros passos numa pastoral familiar na Unidade Pastoral de Nova Oeiras e São Julião da Barra, participámos na formação de agentes da Pastoral Familiar de 2017.

Fomos acolhidos com largos e rasgados sorrisos pelos formadores e, mais do que uma transmissão de conhecimentos, ao jeito de sala de aula, foi criado um ambiente que proporcionou uma tão bela e rica partilha de todos os participantes. Sem dúvida que a Catarina e o Nuno, que se complementam numa verdadeira comunhão, bem como o Pe. Rui, na sua presença genuína e disponível, foram essenciais.

Criados por amor e para o amor, somos atraídos à comunhão com Cristo e n’Ele a família, célula fundamental da sociedade, a Igreja doméstica, transforma-se.  O que é pedido a todos e a cada um dos agentes da Pastoral Familiar é que saibam ler a realidade com os seus gigantescos desafios, que façam um discernimento do que Deus quer e pede, e atuem criando propostas de acordo com o Evangelho. No fundo o grande desafio é que sejam instrumento, proponham e anunciem Cristo Ressuscitado a cada família de forma a que se dê este encontro primordial pelo qual todo ser humano anseia. Sabemos que os desafios que hoje se apresentam às famílias são imensos, e por isso a nossa realidade familiar, tão sofrida, pede duas mãos: uma que se compadece acolhendo com misericórdia e outra que guia, acompanha e enceta novos caminhos, guiada pelo Espírito, através de uma linguagem atual, que conhece e compreende estes mesmos desafios. Assim as nossas famílias transformar-se-ão em oficinas de afetos, onde a fé, a esperança e a caridade brotam constantemente.

As nossas famílias têm também a vocação de ir ao encontro, acolher e acompanhar cada família para que todos juntos cresçamos na alegria, na simplicidade e na confiança, sempre enraizados em Cristo Jesus. Quer-se que a família evangelize a família pelo testemunho verdadeiramente cristão e, desta forma, enriqueceremos as nossas comunidades, família de famílias, para que o sonho missionário chegue, de facto, a todos. “

Joana e Pedro Teixeira Duarte, paróquia de S. Julião da Barra

 


Ainda na rubrica do Familiarmente deste mês de Abril de 2017: 

Ecos do retiro para Casais Novos (até 7 anos de matrimónio)

ComTributo à Igreja - Abril 2017

Próximas actividades  

Sugestões para celebração na Paróquia:

Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos