PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Pastoral Familiar – Por onde começar?

Pastoral Familiar – Por onde começar?Por diversas vezes somos abordados por pessoas da nossa diocese demonstrando entusiasmo com a Pastoral Familiar e reiterando a importância de valorizar o papel das famílias na sociedade. Porém, é frequente dizerem-nos que não sabem bem por onde começar a trabalhar, uma vez que se trata de um campo de ação muito vasto.

Efetivamente, “a seara é grande” (Mt 9, 37). Para perceber o que fazer, sugerimos recorrer ao método “ver, julgar e agir”, que pressupõe olhar as situações concretas da realidade familiar da sua área pastoral (Paróquia, Vigararia, Grupo ou Movimento), confrontar essas situações com a Palavra de Deus e identificar prioridades de ação, e dar uma resposta pastoral em conformidade. Quer isto dizer que não há receitas. É necessário que se realize um caminho de discernimento para perceber o que faz mais sentido em cada momento.

Para quem está a começar, sugerimos recorrer aos assentos paroquiais de casamentos e contactar os casais que celebram 10, 25, 50 ou mais anos de matrimónio, verificando se ainda permanecem juntos e convidando-os a celebrar o seu jubileu numa cerimónia diocesana, durante a Eucaristia da Festa da Família, que será presidida pelo Sr. Patriarca, em Torres Vedras, no dia 27 de maio de 2018. Com este gesto simples podemos tocar muitas famílias – pode ser a oportunidade de que muitos necessitavam para se aproximar da Igreja e dar espaço a Deus, no seu coração e na sua vida.

Para as comunidades que já têm aquela prática, reforçamos o desafio de acompanhar as famílias e promover espaços de encontro, oração, debate e partilha de vida. Adicionalmente, apelamos à articulação entre os vários grupos da comunidade para promover a família, nomeadamente na catequese e em grupos de namorados. 

Para quem desejar saber mais, o Sector Diocesano da Pastoral Familiar disponibiliza formação inicial para agentes de pastoral familiar e módulos de aprofundamento.  

Catarina Fortes


Ainda na edição do Familiarmente deste mês de novembro:

Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?

ComTributo à Igreja - novembro 2017

Vai acontecer

Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos