PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Eucaristia, alimento espiritual da família

Eucaristia, alimento espiritual da famíliaAo longo dos 10 anos de casamento que já celebrámos, em todos os Domingos e dias santos fomos à missa. Não houve doença ou férias que nos levassem a abdicar desta alegria que é a celebração da nossa comunhão com Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Já desde o namoro que fizemos sempre por celebrar o Domingo, tendo no seu centro a Eucaristia e o serviço à Igreja. Mesmo quando nos ausentamos da nossa comunidade permanente, por Portugal ou pelo estrangeiro, sentimos uma alegria enorme pela experiência da universalidade do mistério da fé que aí celebramos, mas também pela experiência pessoal que cada um de nós vive no encontro com Cristo na Eucaristia. Na Eucaristia, cada um de nós coopera com a Graça de Deus; cada um, com a sua ação particular derivada do seu estado e dos seus dons (cf. 1 Cor 12, 12-31), contribui de modo diferenciado e complementar para a celebração da Eucaristia. Aí encontramos o que é a comunhão: Em primeiro lugar a união entre Deus e o homem consumada na entrega de Cristo por todos nós - a Igreja – pelo amor ao Pai; Em segundo lugar, porque esta entrega de Cristo se atualiza, perpetuando-se em cada celebração, participando cada um de nós nesta comunhão plena de Cristo. 

A celebração tem uma pedagogia própria que nos faz crescer na nossa vocação:

⦁Pela convocação universal à celebração e pela experiência de sermos membros deste corpo que é Cristo, compreendemos a necessidade de nos aceitarmos na nossa diferença e construirmos uma vida comum assente na complementaridade que daí brota e nos enriquece;

⦁O perdão é uma das atitudes essenciais para a vivência em família, e pela eucaristia praticamos hábitos de perdão, requerendo que nos preparemos para a celebração pelo perdão do irmão (cf. Mt 5, 23-24);

⦁Na Liturgia da Palavra exercitamos a escuta, ouvindo o que o Outro tem para me dizer e experimentando como esta Palavra transforma a minha vida;

⦁Na apresentação dos dons aprendemos como é necessário colocar os nossos bens e nossos dons em comum para em conjunto dar continuidade à ação criadora de Deus;

⦁Ao aclamarmos o Santo, recordamos a nossa vocação de conduzir o outro à santidade;

⦁Na celebração do memorial da morte e ressurreição de Cristo, tornamos presente que esta Sua entrega plena, fiel e fecunda é a referência para o que é o nosso matrimónio, em que cada um de nós tem a missão de amar o outro como Cristo ama a Igreja;

⦁Pela oração, habituamo-nos a apresentar a nossa vida a Deus, tornando-o participante no enfrentar das nossas dificuldades e na celebração das nossas alegrias

⦁Pela comunhão recebemos o alimento material e espiritual para darmos continuidade à ação de Cristo através da nossa vida;

⦁Liturgia é ação de louvor, ação transversal a toda a celebração e que nos estimula a louvar o bem que o outro é para mim;

⦁Pela bênção somos recordados do bem que Deus diz de cada um de nós e que temos o grato dever de reproduzir;

⦁Pelo envio somos interpelados a levar a alegria que vivemos na eucaristia e na nossa família a todos aqueles com quem nos cruzamos;

São tantas as graças e os ensinamentos que recebemos na Eucaristia que em artigo algum conseguiríamos descrevê-las todas, até porque muitas ainda as estamos a descobrir. Contudo de uma coisa temos a certeza, para nós, não há Domingo sem Eucaristia, pois é aí, neste encontro pessoal e comunitário com Cristo que encontramos o alimento que nos faz crescer na nossa vocação ao amor pela família.

Testemunho de Nuno Luís Fortes


 Ainda na edição do Familiarmente deste mês de dezembro:

Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José Granados

Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro

Desafio de Natal da Pastoral da Família

Sugestão de Advento: promover benção das grávidas nas Comunidades

Domingo II do Advento – 10 de Dezembro de 2017: Os Casais

 

Share

Próximos eventos

27Out.
Sáb. Out. 27, 2018
Forum Wahou!
27Out.
Sáb. Out. 27, 2018 @15:00 -
Caminhada pela Vida
10Nov.
23Nov.
Sex. Nov. 23, 2018
Retiro da Vinha de Raquel