PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

A Festa da Família

A Festa da FamíliaQuem não gosta de ir a uma festa? Quem não gosta de viver a alegria do encontro e partilhar caminhos de felicidade?

Referimo-nos à Festa da Família cuja preparação já está em marcha, envolvendo uma equipa central e outra equipa local, constituída por muitas pessoas de Torres Vedras.

Lembremo-nos que esta Festa da Família, que vai ter lugar a 27 de Maio em Torres Vedras assenta na alegria do encontro de muitas famílias que querem dizer ao mundo que a sua vida é feita de alegrias e de trabalhos, mas que na dor encontram a presença anímica de Jesus.
Se nem tudo são rosas, como é normal, em qualquer casal e família, as alegrias são vividas e testemunhadas como caminho bom de realização humana. Até porque o homem é um ser criado para a relação e complementaridade entre homem e mulher, para a constituição de um lar e de uma família.
Em Torres Vedras, como por exemplo em Mafra e em Alcobaça, onde já estivemos, queremos testemunhar uma Igreja viva de pessoas - casais, pais, filhos, avós, netos - que formam a sua personalidade na família, aprendendo a dizer SIM no humanismo cristão e a dizer NÃO a tudo o que nos afasta de Deus.
Há, porém, muitas pessoas que se deixam vencer pela azáfama do dia a dia, das exigências dos horários e das responsabilidades profissionais. Ora o "segredo" é apenas fazer uma boa gestão do tempo e em diálogo definir prioridades. Não vá acontecer como nas bodas de Caná em que faltou o vinho - elemento importante daquela festa - mas que com a presença e o amor de Jesus, todo o sentido da festa mudou: foi o "vinho novo" que apenas por Jesus ali chegou a todos.
É nesse espírito de cristãos - cada um com a sua história de vida - que o nosso Bispo, Senhor Patriarca se vai encontrar com com muitos casais na celebração das suas bodas matrimoniais. Assinalar 10, 25 ou 50 anos de matrimónio é fazer uma festa especial.
O matrimónio é, afinal, o sacramento que une marido e mulher num íntimo vínculo com Deus e com a Igreja. A partir daqui, deste sacramento, muitos momentos de graça de outros sacramentos têm lugar e merecem ser festa.
Não faltemos, então à Festa da Família em Torres Vedras e ali faremos um enorme encontro da famílias que, no seu percurso individual, têm muitas similitudes com tantas outras famílias desta diocese e ali são chamadas a participar.

Diác. JPauloRomero

Share

Próximos eventos

25Mar.
Seg. Mar. 25, 2019
Dia da criança concebida
30Mar.
Sáb. Mar. 30, 2019
Retiro para namorados
05Abr.
Sex. Abr. 05, 2019
Retiro Esperança de Ana
05maio
Dom. maio 05, 2019
Dia da Mãe
12maio
Dom. maio 12, 2019
Semana da Vida