PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Oração em família - Janeiro 2019

Oração em família - Janeiro 2019Celebrar com Nossa Senhora

Começamos o ano a celebrar a Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus. Celebrar a santidade maternal de Maria é afirmar Cristo verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, que na cruz nos ofereceu Sua mãe (Jo 19, 27).

Proposta de oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Ámen. 

 

Oração

Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão daquela que nos trouxe o Autor da vida, Jesus Cristo, vosso Filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Lc 2, 16-21)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 

Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. 

Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno.

Palavra da salvação. 

Acção de Graças

Cada elemento da família pode agradecer por uma graça recebida neste novo ano.

Preces

Tomai-nos pela mão, Maria. Agarrados a Vós, superaremos as curvas mais fechadas da história. Levai-nos pela mão a descobrir os laços que nos unem. Reuni-nos, todos juntos, sob o vosso manto, na ternura do amor verdadeiro, onde se reconstitui a família humana.

Todos: «À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

Após esta oração, poderão fazer preces espontâneas, pedindo a intercessão a nossa Senhora por um ano de 2019 na Graça de Deus. Após cada prece, repetimos: «À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

Ave Maria

Glória!

Share