PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Oração em Família - Fevereiro 2019

300Este mês dedicamos a nossa oração aos namorados: aos jovens namorados, mas também aqueles que pelo sacramento do matrimónio são eternos namorados. 

Para nos guiar nesta reflexão, recuperámos as palavras do Santo Padre, a quando do Encontro das Famílias, nas Filipinas, a 16 de janeiro de 2015.

Proposta de oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ámen.

Oração

Senhor nosso Deus, que inspirados pelo sonho de São José e no dom da Sagrada Família que lhe foi confiado, nunca percamos a capacidade de “repousar” em Ti e de sonhar. Que sejamos capazes de sonhar a nossa vida conjugal, de sonhar o futuro dos nossos filhos, e de sermos testemunhas alegres do sonho dos jovens namorados.

Ámen.

Leitura (Mt 1, 18-25)

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.»

Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa. E, sem que antes a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.

Reflexão e partilha

No meu dia-a-dia dou espaço ao meu “repouso” no Senhor? Confio-Lhe as minhas preocupações e dificuldades?

Sonho a minha relação com o meu esposo(a)/namorado(a)?

José foi “chamado por Deus a construir uma casa para Jesus.” E eu, aceito o convite de Deus, para construir esta casa para Jesus?

Depois do sonho, José é chamado a agir. Que ações concretas podem derivar do meu sonho?

Acção de Graças

Pai do céu,

Obrigada por estares presente em todos os momentos da nossa vida familiar, sejam eles mais felizes ou mais tristes. 

Pedindo “a intercessão de São José, que é amigo do Anjo, para saber quando podemos dizer «sim» e quando devemos dizer «não»”, ajuda-nos a caminhar para a santidade na verdade, no amor e na fé. Que Tu sejas sempre o pilar principal da nossa relação.

Perdoa-nos Senhor pelas vezes que nos perdemos de Ti e por todas as vezes que nos perdemos um do outro, às vezes sem nos apercebermos.

Perdoa-nos pelas vezes em que não sabemos desculpar, crer, esperar e suportar.

Ajuda-nos a nós e a todos os pares de namorados a seguirmos a tua vontade e fazermos o caminho do discernimento da nossa vocação conTigo, sozinhos e lado a lado. Que sejamos Teu espelho na entrega um ao outro e que o nosso amor seja esperança de entrega também para os que nos rodeiam.

Que a nossa mãe Maria e a sua tranquilidade estejam também sempre presentes nesta entrega ao outro.

Avé Maria

Glória

Share

Próximos eventos

25Mar.
Seg. Mar. 25, 2019
Dia da criança concebida
30Mar.
Sáb. Mar. 30, 2019
Retiro para namorados
05Abr.
Sex. Abr. 05, 2019
Retiro Esperança de Ana
05maio
Dom. maio 05, 2019
Dia da Mãe
12maio
Dom. maio 12, 2019
Semana da Vida