PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Retiro «Vinha de Raquel» - Familiarmente de Abril 2019

Retiro «Vinha de Raquel»

300

Acabámos de regressar de mais um retiro Vinha de Raquel e a melhor forma de poder contar o que são estes retiros é partilhar o testemunho que nos deixou uma das participantes. Tal como a Raquel de que nos fala o profeta Jeremias, esta é mais uma “Raquel” que chora os seus filhos”. Tem 34 anos e veio do Brasil.

 “Gostaria de compartilhar a minha experiência no Retiro Vinha de Raquel. Primeiramente preciso contar como cheguei até aqui. Em uma noite de desespero, onde os pensamentos carregados de culpa, angústias, dúvidas e juntamente com uma imensa vontade de cura e de encontrar a paz fui levada a fazer pesquisas na internet sobre o assunto que me atormentava há 10 anos. Nessa busca encontrei um relato de uma mãe que assim como eu também havia abortado. Um trecho em especial me emocionou, não me lembro ao certo as escritas, era algo como "Eu havia tirado o sonho do meu pai". Ao ler isso entrei em prantos por 20 minutos, pois a história era muito parecida com a minha. Meu pai faleceu 5 anos após eu realizar um aborto e durante seu velório minha mãe pronunciou uma despedida em que disse "infelizmente ele não pode realizar o seu maior sonho, o de ter um neto".  A morte de meu pai e as palavras de minha mãe pareciam um castigo pelo que eu havia feito. Após todas essas dolorosas recordações, em meu quarto escuro, olhei para o celular (telemóvel) e este estava ainda com a luz acesa, achei estranho a luz não se apagar, e então resolvi continuar a leitura do depoimento. Para minha surpresa apareceu o nome de meu pai escrito e logo abaixo o meu nome também. No início eu fiquei confusa com as coincidências e depois um sentimento de amor e esperança invadiu meu coração, consegui assim adormecer. Na manhã seguinte voltei a internet para procurar o que era "Vinha de Raquel", não tive dúvidas eu precisaria participar deste retiro. Não seria tão fácil, aliás era em outro país, outro continente. Mas Deus planejou tudo e as peças foram se encaixando para que aqui eu pudesse estar da maneira mais linda e perfeita que nunca poderia imaginar. Este retiro foi muito mais que a cura da ferida do aborto, “Vinha de Raquel” me trouxe a certeza do imenso amor de Deus, a certeza que o Senhor planeja algo muito grande para minha vida e que na sua imensa bondade e misericórdia perdoa todos os meus pecados. Eu não encontro as palavras para agradecer toda a equipe do retiro, nesses poucos dias aprendi muito com eles, pude compartilhar os meus medos e as minhas dores sem nenhum preconceito e  sem julgamento. O retiro foi o ponto de partida para uma nova vida. Obrigada Deus por me mostrar o caminho.”

 

Esta “Raquel” volta para o Brasil com o coração cheio de vontade de fazer um percurso para aprofundar o seu encontro com Deus. Acreditamos que Deus, que na sua infinita misericórdia a trouxe até cá, levará a cabo o seu plano para ela e confiamos esta mãe ao coração maternal de Maria.

  


Ainda na rubrica do Familiarmente deste mês de Abril:

O Rito do Matrimónio

Oração em Família

Próximas actividades 

Share

Próximos eventos

No events