PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ícone da Família - Familiarmente de Abril 2019

Ícone da Família

300

Este ano a Festa Diocesana da Família será organizada em colaboração com a vigararia IV de Lisboa. Para dinamizar e envolver as famílias destas paróquias, o ícone da Sagrada Família está a percorrer cada uma destas paróquias. Para ajudar nesta dinamização, a vigararia IV criou um pequeno oratório com o intuito de ajudar e as famílias e os casais jubilares na vivência deste tempo. Ficam aqui alguns ecos destas visitas:

Icone exposto

 

 

 A família de Nazaré foi o exemplo desta peregrinação, pois também ela foi peregrina fora do seu próprio país. Uma família que foi encontrando famílias ao longo da sua vivência e que com o seu testemunho de vida vai transmitindo que existe uma nova esperança para todos. Encontrar-se com a família de Nazaré era e é encontrar-se com Deus. Também hoje Deus se quer dar a encontrar através da família cristã. Deste modo simbólico a família de Nazaré percorre as paróquias da Vigararia, transportada, acolhida e adorada por famílias, congregando e animando a participar nesta jornada de louvor por este grande dom de Deus que é a família.

  

300

 Nesta caminhada de preparação, no dia 31 de Março, o ícone chegou à paróquia de Nossa Sra. da Penha de França trazido pela paróquia de Nossa Sra. de Fátima. Foi solenemente apresentado à comunidade paroquial na Eucaristia dominical. Fez parte do cortejo de entrada e depois de colocado em local de destaque foi explicada a sua presença e objetivo. Teve uma relevância acrescida por se celebrarem as bodas de ouro de um casal da paróquia, muito feliz, rodeado pela sua família. No final da Eucaristia foi distribuído um pequeno oratório como proposta de oração para ser feita em casa em família e pela família.

O ícone esteve presente durante toda a semana nas atividades e celebrações da comunidade, como por exemplo, na oração do terço, na profissão de pé e proclamação do “Pai-nosso” por duas neófitas na sua preparação para o batismo. Durante esse período a comunidade foi convidada a rezar pelas famílias presentes e pelas ausentes, bem como por aquelas que sofrem por alguma fragilidade, como o desemprego, o excesso de trabalho, a violência, a toxicodependência, o abandono e solidão, a pobreza, etc.

No fim de semana seguinte, o ícone continuou a sua peregrinação, sendo levado por um casal à paróquia do Espírito Santo.

Texto por Carlos Araújo


Ainda na rubrica do Familiarmente deste mês de Maio:

O Rito do Matrimónio

Oração em Família

Próximas actividades 

Share

Próximos eventos

31maio
Sex. maio 31, 2019
Dia dos irmãos
01Jun.
Sáb. Jun. 01, 2019
Dia da criança
16Jun.
Dom. Jun. 16, 2019
Festa Diocesana da Família
26Jul.
Sex. Jul. 26, 2019
Dia dos Avós