PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

ComTributo à Igreja - Abril 2017

ComTributo à Igreja - Abril 2017

ComTributo à Igreja

Continuação do Capítulo IV

 

Atitude de serviço

São Paulo ensina-nos “… que o amor não é apenas um sentimento, mas deve ser entendido no sentido que o verbo «amar» tem em hebraico: «fazer o bem». Como dizia Santo Inácio de Loiola, «o amor deve ser colocado mais nas obras do que nas palavras».

Continuar... ComTributo à Igreja - Abril 2017

ComTributo à Igreja - Março 2017

ComTributo à Igreja - Março 2017Continuação do Capítulo III.

Sementes do Verbo e situações imperfeitas

É importante perceber que “… o matrimónio natural compreende-se plenamente À luz da sua realização sacramental: só fixando o olhar em Cristo é que se conhece cabalmente a verdade das relações humanas.” O Papa Francisco  diz-nos “… que «toda a pessoa que deseja formar, neste mundo, uma família que ensine os filhos a alegrar-se por cada acção que se proponha vencer o mal – uma família que mostre que o Espírito está vivo e operante – encontrará gratidão e estima, independentemente do povo, região ou religião a que pertença».” Quando ocorrem situações difíceis e que deixam famílias feridas” Saibam os pastores que, por amor à verdade, estão obrigados a discernir bem as situações.”

Continuar... ComTributo à Igreja - Março 2017

ComTributo à Igreja - Fevereiro 2017

ComTributo à Igreja - Fevereiro 2017

ComTributo à Igreja

O Olhar fixo em Jesus: A Vocação da Família, é o tema do Capítulo III.

O primeiro anúncio, “É o anúncio principal, «aquele que tem de se voltar a ouvir sempre de diferentes maneiras e aquele que tem de se voltar sempre a anunciar, de uma forma ou de outra».” Também nas famílias, este deve ser o anúncio que nunca se casa nem nunca cansa.

Continuar... ComTributo à Igreja - Fevereiro 2017

ComTributo à Igreja - Janeiro 2017

ComTributo à Igreja - Janeiro 2017

A realidade e os desafios das famílias, é o nome do Capítulo II da Amoris Laetitia.

Por ser muito rico este capítulo, a reflexão foi dividida em 2 partes, tendo a primeira sido publicada em Dezembro 2016 e a continuação agora em Janeiro.

Foi conclusão sinodal que “… uma das maiores pobrezas da cultura atual é a solidão, fruto da ausência de Deus na vida das pessoas e da fragilidade das relações.”

Continuar... ComTributo à Igreja - Janeiro 2017

ComTributo à Igreja

ComTributo à IgrejaEste é um espaço, onde se pretende, de uma forma sintética, explicar o que de mais relevante há a saber sobre a Amoris laetitia, A Alegria do Amor, a segunda Exortação Apostólica do Papa Francisco.

A Exortação está dividida em nove capítulos, mais a introdução. Todos os meses iremos analisar um capítulo, começando no mês de Outubro pela introdução.

Continuar... ComTributo à Igreja

Catequese, a tarefa diz respeito a todos nós

Catequese, a tarefa diz respeito a todos nósNo mês de Outubro, as famílias cristãs são chamadas a cuidar da inscrição dos seus filhos e netos na Catequese, para lhes proporcionar que a alegria da fé comece a despertar e se fortaleça nos seus corações.

As famílias têm o dever de cuidar da transmissão da fé às novas gerações, e estas têm o direito de receber os fundamentos da fé de seus pais e as tradições e valores a ela associados.

Continuar... Catequese, a tarefa diz respeito a todos nós

Próximos eventos

28maio
Dom. maio 28, 2017
Festa da Família
01Jun.
Qui. Jun. 01, 2017
Dia da criança
17Jun.
26Jul.
Qua. Jul. 26, 2017
Dia dos avós