PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

ComTributo à Igreja - Novembro 2016

ComTributo à Igreja - Novembro 2016

À luz da Palavra, é o nome do Capítulo I da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, A Alegria do Amor. Segundo o Papa Francisco, “a Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares, desde as primeiras páginas…”

Tu e a tua esposa

A família vem claramente definida na Bíblia, pelas próprias palavras de Jesus: “Não lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher?”.

Ser casal, é ser “escultura” viva, capaz de mostrar Deus. …”a capacidade que o casal humano tem de gerar é o caminho por onde se desenrola a história da salvação.” São João Paulo II, dizia estas palavras riquíssimas: “O nosso Deus, no seu mistério mais íntimo, não é solidão, mas uma família, dado que tem em Si mesmo paternidade, filiação e a essência da família, que é o amor. Este amor, na família divina, é o Espírito Santo.” 

São Paulo, relacionava, a propósito deste aspeto trinitário, o casal o “mistério” da união entre Cristo e a Igreja.

Na criação do mundo, o homem não consegue vencer a solidão, quando vê animais e outros seres vivos. Isso só acontece quando vê um semelhante, a mulher, “… num diálogo também sem palavras, porque no amor, os silêncios costumam ser mais eloquentes do que as palavras…”

“Deste encontro, que cura a solidão, surge a geração e a família.”

Os teus filhos como rebentos de oliveira

A palavra que mais aparece no Antigo Testamento, depois de Senhor, é filho. Os filhos são as “pedras vivas” da família, do mesmo modo que os pais são os alicerces. No Novo Testamento, fala-se da Igreja que se reúne em casa. Quando Jesus bate à porta da nossa casa, se a abrirmos, ele entrará para ficar, para habitar entre nós.

“A Bíblia considera a família também como o local da catequese dos filhos.” E é impressionante ver, como a Bíblia está sempre atual, é intemporal. Hoje em dia, no Ocidente, falta muito esta perspetive, de que em casa é que educa para os valores. Os pais devem cumprir a missão de educar os seus filhos. Os filhos devem honrar os seus pais, sendo que honrar, indica “o cumprimento das obrigações familiares e sociais em toda a sua plenitude, sem os transcurar com desculpas religiosas.”

Os filhos não propriedade da família, uma vez que devem seguir o seu caminho pessoal. Devem obediência aos pais, mas por amor e entrega ao Reino de Deus, poderão seguir outro caminho, diferente das dos seus pais. Por outro lado, Jesus valoriza imenso as crianças, apresentando-as mesmo como mestres, no que à confiança simples e à sua espontaneidade diz respeito.

Um rasto de sofrimento e sangue

A Palavra de Deus, é uma companheira de viagem. Há várias citações na Bíblia de sofrimento e sangue, que fazem parte da nossa vida, e que vamos buscar forças para as ultrapassar em Cristo, pois ele também passou por situações de sofrimento extremo.

O fruto do teu próprio trabalho

O trabalho é apresentado, desde as primeiras páginas da Bíblia, como parte fundamental da dignidade da vida humana: “O trabalho torna possível simultaneamente o desenvolvimento da sociedade, o sustento da família e também a sua estabilidade e fecundidade.”

São Paulo estava tão convencido da importância do trabalho, que disse: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma.”

A ternura do abraço

Devemos reger-nos pelos frutos do amor: a misericórdia, o perdão e a ternura. 

“A família é chamada a compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito.” Assim, deve cada família ter “diante de si o ícone da família de Nazaré”.

Bruno de Jesus

 

Share

Próximos eventos

27Out.
Sáb. Out. 27, 2018
Forum Wahou!
27Out.
Sáb. Out. 27, 2018 @15:00 -
Caminhada pela Vida
10Nov.
23Nov.
Sex. Nov. 23, 2018
Retiro da Vinha de Raquel
01Dez.