PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Foi com proximidade fraterna que fomos recebidos nesta formação pelos irmãos da Pastoral Familiar (PF) diocesana.

Esta formação permitiu-nos atualizar e melhorar o conhecimento das matérias que envolvem a área da Pastoral Familiar, vasta pelos conceitos que engloba, sendo mesmo complexa, pela diversidade e especificidade de situações que a sociedade de hoje em dia nos apresenta.

Continuar... Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Batismo

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Batismo No dia 19 de novembro decorreu o encontro de formação para agentes da Pastoral do Batismo, no Seminário dos Olivais, em Lisboa. Foi um encontro de formação específica para agentes que se estão a iniciar nos cursos de preparação para o batismo, e para os que já estão neste serviço há mais tempo. Participaram em ambas as formações pessoas vindas de várias paróquias da Diocese de Lisboa e com diversas experiências neste serviço. Esta diversidade revelou-se muito enriquecedora e desafiante.

Continuar... Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Batismo 

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Matrimónio

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Matrimónio

Realizou-se no dia 12 de Novembro, no Convento do Varatojo, Torres Vedras, o encontro anual de agentes de Preparação para o Matrimónio, com o tema “A tua descendência será numerosa”. Partilhamos o testemunho de um casal participante.

Nestes oito anos que levamos nesta missão nos Encontros de Preparação para o Matrimónio a sociedade em que vivemos mudou muito. Os casais de noivos que chegam até nós vivem situações de vida bem diferentes. No encontro de 2008, só um dos cerca de vinte casais de noivos vivia em comum. Neste último, de 2016, só um dos casais ainda não vivia em comunhão. Muitos já têm filhos e muitos dos que nos chegam trazem licenciaturas.

Continuar... Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Matrimónio 

Testemunho: A importância da oração em família

Testemunho: A importância da oração em família

Desde o tempo de namoro cultivámos a oração a dois; recordamos em especial a oração do terço antes de alguma decisão ou em situações de falta de consenso. Apesar de nem sempre ser espontâneo ou atrativo rezar, o resultado era compensador: paz e alegria. Tínhamos o sonho de construir um casamento sólido e a consciência de que o decisivo não era apenas encontrar a “pessoa certa”, mas convidar Deus para nos ajudar a construir o nosso futuro lar. Depois de um ano de namoro, procurámos outros pares para formaram connosco um grupo de namorados no Movimento de Schoenstatt.

Continuar... Testemunho: A importância da oração em família

Testemunho: Educação Moral e Religiosa Católica após o 9º ano

Testemunho: Educação Moral e Religiosa Católica após o 9º ano
Tudo começou quando mudei para o secundário. Até aí nem questionava ter Religião e Moral porque, andando numa escola católica, a questão não se punha, mas com a mudança dei como garantido que nunca mais teria essa disciplina. Quando soube que a minha mãe me tinha inscrito fiquei chateada e revoltada porque achava que era uma vergonha estar inscrita em EMRC no 10º ano.

Continuar... Testemunho: Educação Moral e Religiosa Católica após o 9º ano

Próximos eventos