PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Sair ou ignorar

Sair ou ignorar

A miséria é certamente contrária à dignidade humana e por isso deve ser combatida, não só pelo Estado, mas também pela solicitude dos cristãos que vivam a frescura e abertura ao mundo no tratamento dos temas do Amor e da Esperança.

É trágico quando se fecham os ouvidos à pergunta de Deus a Caim: “Onde está o teu irmão?” (Gn 4, 9)

Continuar... Sair ou ignorar

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Acreditamos que é urgente e necessário trazer a Família para o centro de toda a atividade pastoral. Neste sentido, a equipa do Setor de Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa tem desafiado as vigararias, paróquias e movimentos a criar uma rede de agentes que promovam a dinamização da pastoral da família. Temos tido ecos muito positivos e sabemos que existem já algumas equipas formadas e a trabalhar ativamente. Porém, recebemos também algumas manifestações de apreensão face ao desafio, por se considerar que existem já várias estruturas e atividades em curso nas paróquias e movimentos, havendo receio de uma sobrecarga. Compreendemos as preocupações e estamos cientes do desafio que apresentamos, mas reforçamos a certeza de que é possível concretizá-lo.

Continuar... Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro

Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro Realizou-se no passado dia 18 de Novembro, no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, o encontro anual de Agentes de preparação para o Batismo da Diocese de Lisboa.

O encontro teve duas vertentes, que decorreram em simultâneo:

⦁ Curso 0 - Formação de iniciação;

⦁ Formação Permanente

Continuar... Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro 

Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José Granados

Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José GranadosNo passado dia 25 teve lugar uma jornada de formação sobre Pastoral Familiar, orientada pelo Pe. José Granados, vice-presidente do Instituto Pontifício Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família de Roma. Inúmeras vezes foi referida a dimensão estruturadora da Pastoral Familiar como única pastoral não sectorial que integra e acompanha o percurso total da vida das pessoas.

Continuar... Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José Granados

Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?

Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?Somos a Raquel e o Joaquim Palma, estamos casados há 23 anos e temos 2 filhos – os melhores do mundoJ com 19 e 11 anos. Crescemos como pessoas de fé na Família Missionária Verbum Dei de Lisboa desde 1990 ( tínhamos então 17/18 anos). Nessa altura começámos a participar nos grupos de oração e revisão de vida e a receber, através desses meios, alguns dos maiores tesouros da nossa comunidade: a possibilidade de uma relação próxima e vital com o Deus de Jesus e a esperança de um mundo bem melhor, quantos mais O conheçam e vivam a partir d´Ele, quantos mais vivam como Seus filhos amados e como irmãos!

Continuar... Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?

A importância de fazer caminho em grupo

A importância de fazer caminho em grupo

Fazemos parte de uma Equipa de Nossa Senhora (ENS) há 6 anos. Fazer caminho com esta equipa tem sido uma experiência muito positiva para nós, pois encontramos neste grupo um espaço de partilha vida. Pode parecer coisa pouca, mas é muito edificante a partilha de experiencias de vida de cada casal, a escuta conjunta da Palavra de Deus, a oração e a reflexão. Aprendemos muito com as partilhas dos outros.

Continuar... A importância de fazer caminho em grupo

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Foi com proximidade fraterna que fomos recebidos nesta formação pelos irmãos da Pastoral Familiar (PF) diocesana.

Esta formação permitiu-nos atualizar e melhorar o conhecimento das matérias que envolvem a área da Pastoral Familiar, vasta pelos conceitos que engloba, sendo mesmo complexa, pela diversidade e especificidade de situações que a sociedade de hoje em dia nos apresenta.

Continuar... Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos