PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Retiro para famílias

Retiro para famíliasNesta edição partilhamos testemunhos de quem participou no retiro para famílias, que decorreu nos dias 18 e 19 de Junho, na Casa do Oeste (Ribamar, Lourinhã), com o tema A alegria de ser família.

Neste encontro procurámos proporcionar às famílias um tempo de estar e saborear a alegria de ser e estar em família.

 

 

 


 Retiro para famíliasO que podemos contar-Vos do retiro organizado pela Pastoral da Família com o tema ”A Alegria ser Família”, em Ribamar?  Porque tudo nos marcou e temos dificuldade em descrever!

A apresentação dos temas, reflexões, terço meditado e partilhado; a caminhada com pistas, reflexões e diálogo em família; a consagração a Nossa Senhora e compromisso na praia de Porto Novo, onde Padre Rui Pedro, em seu nome e nosso, foi depositar a seus pés os nossos compromissos e orações; o lanche na praia de Santa Rita, o jantar com grelhados e arraial popular.

A celebração no Domingo na Igreja de Ribamar, presidida pelo Sr. Padre Batalha, e a homilia pelo Padre Rui, onde nos disse: ”Deus precisa de Ti para salvar os esposos, os filhos, os amigos, as famílias“

Na hora da partilha as crianças também se manifestaram com uma mensagem para os pais.Mas quando a Margarida Carvalho nos vem dar, também a nós, uma mensagem, sentimos que todos somos uma família, assim como ela nos quis dizer: “Espero que sejam felizes com a família que têm, porque Eu gosto muito da minha família”!

Com Alegria e satisfação sentimos que é bom partilharmos a Alegria de ser Família!”

Família Ferreira (Guida e Domingos)


 

Retiro para famílias  “Olá! Somos a família Fernandes Almeida, composta pelo pai Daniel, pela mãe Leila, pelo filho mais velho Francisco de 8 anos e pelo filho mais novo Tomás de 4 anos.

Inscrevemo-nos no retiro sem pensar muito, mas foi sobretudo movidos por uma necessidade que todas as famílias têm: necessidade de Deus! Necessidade da Sua ajuda, da Sua bênção, da Sua misericórdia...

E quantas graças damos a Deus por termos tido este ímpeto!

As palavras serão sempre poucas para descrever verdadeiramente o entusiasmo com que vivemos o retiro. Foram dois dias em que conseguimos parar, refletir e nos escutar em Família, não só em casal mas também com os nossos filhos.

O momento que talvez nos tenha marcado mais foi o peddy paper que realizámos em equipa, ou melhor, em família. Pois, rapidamente uma pequena brincadeira que decorreu com uma paisagem fantástica, se transformou num momento de reflexão, em que cada membro da nossa família conseguiu refletir e partilhar o seu ponto de vista sobre o que é ser família, o que corre bem e o que pode ser melhorado, através de algumas pistas que íamos seguindo. E foi impressionante ver o nosso Francisco a dar-nos o seu testemunho, e mesmo o nosso Tomás, à sua maneira, claro, lá ia dizendo também o que pensava. Porque para rezar em família requer-se simplicidade...

Houve também um momento de reflexão em casal, ao mesmo tempo que os nossos filhos trabalhavam na elaboração do seu desenho do que é ser família, que nos deu uma grande alegria.

Em conclusão, foi um fim-de-semana em cheio. Cheio de emoções, cheio de reflexões, cheio de perguntas, respostas e compromissos que levámos para casa. E sempre assente na oração - e quão bom é rezar em família! Porque como diz o Papa Francisco "quando a família reza unida, o vínculo torna-se mais forte".

Um bem-haja à organização deste retiro que conseguiu superar as nossas expectativas que por si só já eram elevadas! Para o próximo estaremos lá outra vez, se Deus quiser.”

Família Fernandes Almeida (Leila, Daniel, Francisco e Tomás)


 

Retiro para famílias“A alegria sentida ao longo deste de Retiro de Família foi de tal forma contagiante que não só a nossa união familiar saiu reforçada, mas também a nossa fé. Na verdade, ficámos com vontade de pertencer a uma Equipa de Casais de Nossa Senhora, nós que, outrora, já fomos membros mais ativos.Quanto às nossas filhas, todos os dias, elas entoam alguns dos cânticos, repetindo a mímica a eles associada. Foi também muito bom o convívio entre famílias.Em suma, foi pois uma experiência inédita, fantástica que gostaríamos de repetir  e que aconselhamos a  todos os casais.

 Família Ribeiro Carvalho (Clara, Nuno, Madalena e Margarida)

 

 

Share