PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Matrimónio

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Matrimónio

Realizou-se no dia 12 de Novembro, no Convento do Varatojo, Torres Vedras, o encontro anual de agentes de Preparação para o Matrimónio, com o tema “A tua descendência será numerosa”. Partilhamos o testemunho de um casal participante.

Nestes oito anos que levamos nesta missão nos Encontros de Preparação para o Matrimónio a sociedade em que vivemos mudou muito. Os casais de noivos que chegam até nós vivem situações de vida bem diferentes. No encontro de 2008, só um dos cerca de vinte casais de noivos vivia em comum. Neste último, de 2016, só um dos casais ainda não vivia em comunhão. Muitos já têm filhos e muitos dos que nos chegam trazem licenciaturas.

Podemos dizer que durante este tempo só o Amor de Deus se manteve imutável, pelo que tudo o resto foi mudando e nós também tivemos que nos adaptar. Sentimos a grande responsabilidade na nossa missão já que, em muitos casos, este encontro dos noivos com a Igreja é o único em muitos anos. É também uma oportunidade para lhes darmos a conhecer a Igreja de Cristo e o que podem esperar dela.

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Matrimónio

Nos últimos três anos temos tido a oportunidade, criada pela Pastoral da Família da nossa Diocese, de nos encontrarmos com outros agentes de outros locais a fim de trocar experiências que nos possam ajudar a cumprir melhor esta missão. 

A qualidade e intensidade dos encontros são muito significativas e sempre a melhorar. As equipas organizadoras entregam-se com total dedicação à missão de servir e os resultados estão à vista. Este encontro de 12 de Novembro no Convento do Varatojo foi uma experiência riquíssima de partilha sobre o tema da Fertilidade. Uma abordagem bem diferente do que esperávamos e a merecer a nossa atenção para os futuros encontros com os noivos.

Sempre ouvimos dizer que só perde quem não está presente. Muitos nossos irmãos não puderam estar nos encontros até agora realizados mas, a boa notícia é que outros encontros virão e deles esperamos vir a acolher mais testemunhos e experiências.

 

Aldina e António de Sousa

Share

Próximos eventos

26Jul.
Qui. Jul. 26, 2018
Dia dos avós
22Ago.