PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Batismo

Ecos do Encontro anual de Agentes de Preparação para o Batismo No dia 19 de novembro decorreu o encontro de formação para agentes da Pastoral do Batismo, no Seminário dos Olivais, em Lisboa. Foi um encontro de formação específica para agentes que se estão a iniciar nos cursos de preparação para o batismo, e para os que já estão neste serviço há mais tempo. Participaram em ambas as formações pessoas vindas de várias paróquias da Diocese de Lisboa e com diversas experiências neste serviço. Esta diversidade revelou-se muito enriquecedora e desafiante.

O dia começou com uma dinâmica de “quebra-gelo” que nos pôs a mexer e a partilhar vivências e formas de estar na vida. Foi uma dinâmica muito bem conseguida, que envolveu pessoas que se desconheciam. Seguiu-se uma palestra cujo tema se sintetiza com a afirmação “Deus ama-nos!”. O filme “Tu és especial...” e um texto do profeta Isaías foram o mote para a oração pessoal, tempo tão importante e necessário. Ainda de manhã, os grupos separaram-se e cada um iniciou a sua formação específica: o curso o com o tema “Tu és especial” e a formação permanente com o tema “A alegria do Amor”. É de salientar este modelo de formação, pois vai ao encontro das necessidades de formação dos vários agentes.

O almoço partilhado também foi um momento importante do dia. Permitiu a partilha fraterna do pão e a confraternização entre os irmãos.

É de agradecer à equipa da Pastoral Familiar da diocese de Lisboa responsável pelos CPB, que preparou e orientou este dia, que nos desafiou a auto questionarmo-nos sobre este nosso serviço na Igreja.

Cláudia Antunes, paróquia de S. João da Talha

Share