PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Foi com proximidade fraterna que fomos recebidos nesta formação pelos irmãos da Pastoral Familiar (PF) diocesana.

Esta formação permitiu-nos atualizar e melhorar o conhecimento das matérias que envolvem a área da Pastoral Familiar, vasta pelos conceitos que engloba, sendo mesmo complexa, pela diversidade e especificidade de situações que a sociedade de hoje em dia nos apresenta.

O cuidado com a PF é relevante para a vida da Igreja, como nos ensinam e elucidam o Papa Francisco e o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente (através dos documentos (Evangelii Gaudium, Amoris laetitia. e Constituição Sinodal, respetivamente) e que nos têm servido de orientação fundamental para nos guiar no caminho a percorrer, entre outras referências relevantes da Igreja.

À semelhança das demais pastorais, a contínua construção da PF à imagem de Jesus, Palavra Viva de Deus, contribui para apoiar o Homem na preservação da sua existência e coexistência, de forma equilibrada, ao nível das suas relações sociais e emocionais, como em outros domínios, como o espiritual.

Pela utilidade e interesse desta formação para os agentes da PF, valerá a pena que se continue a reforçar a divulgação e promoção da sua realização, estendendo o convite a mais paroquianos que estejam a trabalhar ou a desenvolver esforços nesta área, reafirmada pela Igreja como sendo fulcral para a continuidade do seu papel de evangelização no Mundo.

A formação é enriquecida pela interação com os outros participantes e pela partilha da experiência de desafios, dificuldades e propostas concretas de ação. Foi com ânimo reforçado e esperança que, no final, nos despedimos destes nossos irmãos em Cristo e regressámos ao trabalho na nossa Paróquia da Parede.

Mais uma vez, fomos bem acolhidos no Centro de Espiritualidade do Turcifal, gratos pela qualidade do serviço e pela forma como o Sr. José nos faz sentir em casa.

Agradecemos igualmente ao Senhor a Graça concedida e, à Equipa da PF, o trabalho e empenho.

O Senhor vos continue a abençoar!

Testemunho de Pedro e Filomena Gomes

Share