PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Acreditamos que é urgente e necessário trazer a Família para o centro de toda a atividade pastoral. Neste sentido, a equipa do Setor de Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa tem desafiado as vigararias, paróquias e movimentos a criar uma rede de agentes que promovam a dinamização da pastoral da família. Temos tido ecos muito positivos e sabemos que existem já algumas equipas formadas e a trabalhar ativamente. Porém, recebemos também algumas manifestações de apreensão face ao desafio, por se considerar que existem já várias estruturas e atividades em curso nas paróquias e movimentos, havendo receio de uma sobrecarga. Compreendemos as preocupações e estamos cientes do desafio que apresentamos, mas reforçamos a certeza de que é possível concretizá-lo.

Trazer a Família para o centro de toda a atividade pastoral não equivale a multiplicar estruturas e atividades. Pretende-se antes uma revisão dos critérios de realização das atividades planeadas, conferindo-lhes um caráter mais familiar. Pretende-se um trabalho em rede, em que a catequese e as outras estruturas paroquiais e/ou do movimento se unem no intuito de promover a Família. Não se trata de fazer mais coisas, mas de fazer diferente.

É essencial dar a conhecer a todos a alegria do amor vivido em Família e promover famílias que sejam no mundo sinal do amor de Deus. Há que dar espaço à participação eclesial em família, promovendo fóruns de encontro intergeracional. Precisamos, como diz o Papa Francisco, de famílias que sejam ao mesmo tempo evangelizadas e evangelizadoras. Precisamos, em síntese, de ser uma grande família de famílias.

Catarina Fortes

Share

Próximos eventos

27Out.
Sáb. Out. 27, 2018
Forum Wahou!
27Out.
Sáb. Out. 27, 2018 @15:00 -
Caminhada pela Vida
10Nov.
23Nov.
Sex. Nov. 23, 2018
Retiro da Vinha de Raquel