PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Acreditamos que é urgente e necessário trazer a Família para o centro de toda a atividade pastoral. Neste sentido, a equipa do Setor de Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa tem desafiado as vigararias, paróquias e movimentos a criar uma rede de agentes que promovam a dinamização da pastoral da família. Temos tido ecos muito positivos e sabemos que existem já algumas equipas formadas e a trabalhar ativamente. Porém, recebemos também algumas manifestações de apreensão face ao desafio, por se considerar que existem já várias estruturas e atividades em curso nas paróquias e movimentos, havendo receio de uma sobrecarga. Compreendemos as preocupações e estamos cientes do desafio que apresentamos, mas reforçamos a certeza de que é possível concretizá-lo.

Trazer a Família para o centro de toda a atividade pastoral não equivale a multiplicar estruturas e atividades. Pretende-se antes uma revisão dos critérios de realização das atividades planeadas, conferindo-lhes um caráter mais familiar. Pretende-se um trabalho em rede, em que a catequese e as outras estruturas paroquiais e/ou do movimento se unem no intuito de promover a Família. Não se trata de fazer mais coisas, mas de fazer diferente.

É essencial dar a conhecer a todos a alegria do amor vivido em Família e promover famílias que sejam no mundo sinal do amor de Deus. Há que dar espaço à participação eclesial em família, promovendo fóruns de encontro intergeracional. Precisamos, como diz o Papa Francisco, de famílias que sejam ao mesmo tempo evangelizadas e evangelizadoras. Precisamos, em síntese, de ser uma grande família de famílias.

Catarina Fortes

Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos