PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Testemunho – Caminhada para Namorados

Testemunho – Caminhada para Namorados

Pelo terceiro ano consecutivo, participámos na caminhada de namorados promovida pela Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa. Próxima do dia de S. Valentim, esta actividade tem sido para nós uma boa oportunidade para, caminhando em Igreja, celebrar mais um ano de namoro e crescer na relação.

Sentimos a caminhada como uma metáfora do próprio namoro, no qual não estamos sozinhos, mas nos cruzamos frequentemente com outros pares de namorados que caminham como nós, com casais mais experientes que nos dão testemunho e nos recordam que o namoro não é um fim em si mesmo, e com sacerdotes que nos ajudam de modo especial a viver a relação à luz da Palavra de Deus. 

Com Lisboa como pano de fundo, fomos convidados a caminhar a dois, desde a igreja de S. Domingos até à capela de Santo Amaro, passando por postos intermédios, onde casais já unidos pelo matrimónio nos facultaram propostas para reflexão e diálogo a dois. 

Partindo do tema “Todos os vossos caminhos são amor e verdade” (Salmo 24), essas propostas foram pautadas por reflexões do Papa Francisco retiradas da encíclica LumenFidei, convidando-nos a aprofundar temas essenciais como o Amor e a Verdade e o modo como os vivemos em concreto na nossa relação de namoro.  

 Tal como no próprio namoro, o caminho que trilhámos entre cada posto foi escolhido por nós, sendo por isso único. Embora tivéssemos partido todos do mesmo lugar e o destino fosse para todos o mesmo (alusão à vocação matrimonial), o ritmo a que caminhámos foi também pessoal, variando de etapa para etapa.

 No final, como no início, o grupo reuniu-se para, orientados pelo padre Jorge Anselmo, rezar em conjunto, partilhando em Igreja a nossa experiência pessoal. 

Carlota Pimenta e Nuno Campelo

 

Share

Próximos eventos