PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Missões Familiares Católicas 2016 | Arraiolos

Missões Familiares Católicas 2016  |  ArraiolosDomingo, dia 7 de agosto, 42°. Depois de uma partida, ainda pela fresca, do Santuário de Schoenstatt em Lisboa, a Missa das 11h da Igreja da Misericórdia vai começar. Chega um grupo de 79 pessoas, dos 4 aos 54 anos, todos com uma t-shirt cinzenta vestida onde nas costas se lê "Alegrai-vos com a Misericórdia de Deus!”.

Começam assim, pelo segundo ano consecutivo, as Missões Familiares Católicas em Arraiolos.

E quem são estas pessoas? São famílias - 6 casais com os seus filhos e amigos dos filhos. Cada família leva entre 10 a 12 “filhos”, isto porque os amigos são durante esta semana “adotados" pela família. Este ano, fruto da Missão do ano anterior, adotámos 4 "filhos de Arraiolos”. E peça fundamental do grupo, o Padre José, Padre do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Missões Familiares Católicas 2016  |  ArraiolosSomos famílias. Famílias Católicas que têm muito claro que só a maravilha da Graça da Fé lhes dá o sustento para viverem como tal, como família, para viverem as alegrias, as exigências e as dificuldades do seu dia a dia.

E o que é isto da Missão? É não conseguir guardar este tesouro só para nós. É esta necessidade que cresce dentro de cada um de testemunhar o bom que é viver, ou melhor, tentar viver assim, sustentando a nossa família na Fé.

E é isto que fazemos - em Arraiolos, durante uma semana, no Lar, na Creche, no Apoio Domiciliário, na interpelação das pessoas nas suas próprias casas (o chamado "Porta a Porta”) na rua ou no café, no Terço e na Missa que animamos diariamente, com o Teatro que preparamos, na noite das “Conversas com Deus", na tarde de desporto para os mais novos… todos e cada um de nós, procura testemunhar a verdade do nosso lema “Alegrai-vos com a Misericórdia de Deus!".

Missões Familiares Católicas 2016  |  Arraiolos

Não sabemos o que fica quando vimos embora. As sementes estão lançadas e rezamos para que a terra seja fecunda. Nossa Senhora tratará do resto. Ela é a grande missionária! Ela fará milagres!

Mas sabemos o que fica connosco no fim desta semana. Sabemos que vivemos, em família e numa grande família durante 7 dias, a beleza do que é ser Igreja. Igreja na diversidade dos dons, na entrega, no serviço, no acolhimento, Igreja também nas dificuldades, limitações e pecado de cada um. E principalmente Igreja na verdadeira Alegria e Comunhão que experimentamos todos, dos 4 aos 54 anos!

Esta é a maior riqueza que trazemos das Missões Familiares Católicas.

Rita e Pedro Líbano Monteiro

Share

Próximos eventos

31maio
Sex. maio 31, 2019
Dia dos irmãos
01Jun.
Sáb. Jun. 01, 2019
Dia da criança
16Jun.
Dom. Jun. 16, 2019
Festa Diocesana da Família
26Jul.
Sex. Jul. 26, 2019
Dia dos Avós