PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Não sei de onde vinha…

Não sei de onde vinha…Não sei de onde vinha, nem tinha ‘ferramentas’ para O entender, mas sei que tinha uma força que me impelia à dedicação aos outros. Lembro-me como se fosse hoje. À pergunta da professora primária: o que queres fazer quando fores grande, respondi, sem noção do que estava a dizer: ‘quero ser consagrada’. Resposta ainda hoje relembrada, pelas colegas da escola. Ser consagrada, um desejo que foi amadurecendo durante toda a adolescência e juventude. 

Na comunidade cristã a que pertencia e em outros ambientes cristãos, fui conhecendo melhor Jesus Cristo e a Sua Igreja, assim como as diversas formas de viver e realizar a vocação cristã. Conheci também muito de perto a vida e a vocação das Cooperadoras da Família. Encantava-me, a sua dedicação aos outros, a sua alegria, a sua generosa arte de ensinar tantas jovens e de acolher tão diligentemente as famílias. 

Por entre experiências de namoro, de orientação espiritual e discernimento vocacional, fui percebendo com alguma clareza, que ‘a vocação matrimonial’, não era o sonho de Deus para mim. O desejo de consagrar a minha vida a Deus, a bem das Famílias, conduziu-me à opção pela consagração a Deus no Instituto Secular das Cooperadoras da Família, cujo carisma é “o cuidado santificação das Família”. Apoiar os esposos na redescoberta da grandeza da sua vocação e missão, quer humanamente, quer à luz da Fé, fazia todo o sentido. Cresci e foi educada numa família cristã, humilde, mas harmoniosa, na qual a vivência do evangelho pautava as relações e permeava ação. 

Ser Cooperadora da Família, um projeto que valeu e vale a pena abraçar, no coração do mundo, para aí continuar a narrativa da beleza e da dignidade da vocação matrimonial, como a narra o Papa na Exortação Amoris Laetitia, nº 11: “O casal que ama e gera vida é a verdadeira «escultura»… Por isso o Amor fecundo chega a ser símbolo das realidades íntimas de Deus… de facto a capacidade que o casal tem de gerar é o caminho por onde de desenrola a história da salvação. Sob esta luz, a relação fecunda do casal torna-se imagem para descobrir e descrever o mistério de Deus… O Deus Trindade é comunhão de Amor; e a família, o seu reflexo vivente”. 

41 anos de consagração… um caminho cheio de tudo, sobretudo da graça de Deus que me vai concedendo o dom da fidelidade e alegria de O servir com simplicidade e dedicação. A Ele devo tudo: a vida, a vocação, o que tenho, o que sou e o que virei a ser… 

Sem pretender substituir-me à família, prossigo, dia a dia, animada pelo sentir do nosso Fundador (Venerável Pe Brás), um apóstolo incansável da Família, que afirmava: “Tudo o que se fizer a bem da Família, por pouco que seja, é grande”. A Família é indispensável para o equilíbrio dos indivíduos e da sociedade. Sem ela, a relação entre povos e indivíduos fica ameaçada, como defende o Pe Brás: «A grandeza ou a decadência da família acompanham sempre a grandeza ou a decadência dos povos». 

Mª da Conceição Gomes Vieira – Cooperadora da Família

 

Share

Próximos eventos

03maio
Dom. maio 03, 2020
Dia da Mãe
10maio
Dom. maio 10, 2020
Semana da Vida
07Jun.
Dom. Jun. 07, 2020
Festa Diocesana da Família