PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Dia da Criança Concebida

Dia da Criança ConcebidaNo passado dia 8 de Abril, a Igreja celebrou a Anunciação do Senhor. Esta Solenidade ocorre normalmente no dia 25 de Março, nove meses antes do Natal e está intimamente ligada ao SIM de Maria.

Pela anunciação do mensageiro celeste, a Virgem Imaculada acolheu com fé a Palavra de Deus, deixando que nela se realizasse a obra do Espírito Santo. É este sentido do dom da vida que surge como uma surpresa da criação e da grande confiança em Deus, que está subjacente à intenção da Pastoral Familiar em dar destaque a este dia.

 

Um pouco por toda a diocese, foram-se multiplicando as iniciativas de tempos de oração, ou de adoração eucarística, que estimularam as famílias a terem uma intenção particular pelas crianças que nunca viram a luz do dia, por terem sido vítimas de aborto. Elas são verdadeiramente Santos Mártires Inocentes, cuja vida é interrompida com grande sofrimento físico e cujo ato provoca danos irreparáveis no equilíbrio emocional e espiritual das mães que tomam a decisão de abortar.

O dia da Criança Concebida é ainda um dia em que liturgicamente, ao celebrarmos a Anunciação do Senhor, vivemos com alegria e confiança o encontro de Deus com o Homem. Toma-se como guia o "Faça-se em mim" de Maria e o "Eis-Me aqui" de Cristo. E na confiança em Deus, assenta a paz de cada casal de hoje, de cada mulher desesperada, porque apazigua o desespero que terá levado à decisão própria ou coagida de abortar.

Tomemos esta realidade como um aspeto muito sensível para tantas famílias, muitas vezes marcadas por uma grande perturbação interior, mas que constitui uma oportunidade, para que se lhes dê uma palavra de conforto e da expressão do amor de Deus. É nosso dever, como batizados, testemunhar o coração misericordioso de Deus, usar o remédio da Misericórdia Divina e falar de Deus Omnipotente, Deus Justo, Deus Misericordioso, na medida em que, sem Deus, ficamos à mercê do mundo e não existe qualquer esperança.

Tomamos aqui as recentes palavras do Santo Padre Francisco aos fiéis reunidos em Buenos Aires: "Quero pedir-vos um favor. Quero pedir que todos nós caminhemos juntos, cuidemos uns dos outros; não se magoem, cuidem-se, cuidem da vida. Cuidem da família, cuidem da natureza, cuidem das crianças, cuidem dos idosos. Que não exista ódio, que não existam conflitos. Deixem a inveja de lado, não prejudiquem ninguém. Dialoguem. Vivam o desejo de cuidar uns dos outros. Que o vosso coração vá crescendo e que vocês se aproximem de Deus."

Share

Próximos eventos

27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos
01Jun.
Sex. Jun. 01, 2018
DIa da criança
26Jul.
Qui. Jul. 26, 2018
Dia dos avós
22Ago.