PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

A propósito da ideologia do género

A propósito da ideologia do géneroCarta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

Difunde-se cada vez mais a chamada ideologia do género ou gender. Porém, nem todas as pessoas disso se apercebem e muitos desconhecem o seu alcance social e cultural, que já foi qualificado como verdadeira revolução antropológica. Não se trata apenas de uma simples moda intelectual. Diz respeito antes a um movimento cultural com reflexos na compreensão da família, na esfera política e legislativa, no ensino, na comunicação social e na própria linguagem corrente.

Continuar... A propósito da ideologia do género

Desafios éticos do trabalho humano

Desafios éticos do trabalho humanoMensagem da Conferência Episcopal Portuguesa

1. Um dos problemas mais graves que hoje atingem o nosso País diz respeito à situação do mundo do trabalho. Para muitos, o problema consiste no desemprego; para outros, no trabalho precário ou mal remunerado; para outros ainda, tem sido a necessidade de cargas suplementares de esforço na procura da sobrevivência das suas empresas. Sobressai a elevada taxa de desemprego dos jovens, muitos dos quais escolheram a emigração como forma de obterem o que não encontram no seu País. Também muitas pessoas de meia-idade vivem situações complicadas de adaptação laboral num período repleto de encargos económicos, devendo merecer uma solicitude particular por parte da sociedade e do Estado.

Continuar... Desafios éticos do trabalho humano

A força da família em tempos de crise

A força da família em tempos de criseNota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa A família, um bem social

1. Consideramos da maior oportunidade, no atual contexto da sociedade portuguesa, atravessada por uma crise social e económica de particular gravidade, que se traduz para muitos em desalento e falta de perspetivas de futuro, colocar em relevo o bem insubstituível que representa a instituição familiar, «origem e património da humanidade» (Bento XVI).

Continuar... A força da família em tempos de crise

Corresponsáveis na Esperança

Corresponsáveis na EsperançaMensagem dos Bispos de Portugal em tempo de Natal

Ocorre este Natal em circunstâncias dramáticas para muitas pessoas e famílias de Portugal, razão por que enviamos colectivamente esta mensagem natalícia aos cristãos e a todos os que se queiram deixar interpelar pela nossa voz. O Natal de Jesus Cristo, Deus feito homem, tem de celebrar-se em comunhão, afectiva e efectiva, com a vida dos homens e mulheres do nosso tempo.

Continuar... Corresponsáveis na Esperança

Cuidar da vida até à morte: Contributo para a reflexão ética sobre o morrer

Cuidar da vida até à morte: Contributo para a reflexão ética sobre o morrerNota pastoral da CEP

1. A discussão em curso na nossa sociedade

A dignidade da pessoa na fase final da vida tem sido, nos últimos meses, objecto de debate na sociedade portuguesa. A opinião pública, e os cidadãos em particular, são confrontados com muitos dos problemas que, justamente, são motivo de preocupação e de reflexão, sejam eles de natureza ética, social, assistencial ou económica.

Continuar... Cuidar da vida até à morte: Contributo para a reflexão ética sobre o morrer

Em favor do verdadeiro casamento

Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

Veio a público recentemente a intenção de, na próxima legislatura, ser proposta à Assembleia da República uma lei que equipare as uniões homossexuais ao casamento das famílias constituídas na base do amor entre um homem e uma mulher.

Sem se pronunciar agora sobre a questão mais geral da homossexualidade, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal não pode deixar de lamentar esta tentativa de desestruturar a sociedade portuguesa com a adopção de leis que, longe de contribuírem para o seu progresso e unidade, manifestam antes uma concepção desfocada dos valores que se encontram na base do nosso modo de viver, entre os quais o casamento e a família têm um lugar privilegiado.

Continuar... Em favor do verdadeiro casamento

A Escola em Portugal - Educação Integral da Pessoa

A Escola em Portugal - Educação Integral da PessoaCEP sugere educação orientada por valores e pedindo ao Estado que promova e financie todas as escolas

Carta Pastoral

Introdução

1. Tem sido propósito dos Bispos Portugueses, por fidelidade à sua missão, dar o seu contributo à reflexão de problemas da nossa sociedade com particular incidência sobre a vida das pessoas e o bem da comunidade. Fizemo-lo já em relação à Democracia (2000), Migrações (2001) Voluntariado e Humanização Social (2001), Trabalho (2002), Educação (2002), Comunicação Social (2002) e Família (2004).

Desde há muitos meses vimos reflectindo sobre a Escola, uma reflexão nunca concluída, mas agora passada a documento que intitulamos: A Escola em Portugal – Educação integral da Pessoa Humana. Pela sua importância e pela crise que vem enfrentando, a escola é uma instituição que não nos pode deixar indiferentes, bem como a todos os cidadãos que tenham preocupações relacionadas com o presente e o futuro do país.

Continuar... A Escola em Portugal - Educação Integral da Pessoa

O novo contexto da luta pela vida

O novo contexto da luta pela vidaNota Pastoral

Reunida em Assembleia extraordinária, após o habitual retiro, a Conferência Episcopal Portuguesa, na sequência do referendo de 11 de Fevereiro, decidiu propor algumas reflexões pastorais aos cristãos e à sociedade em geral.

1. Apesar de a maioria dos eleitores não se ter pronunciado, o resultado favorável ao “Sim” é sinal de uma acentuada mutação cultural no povo português, que temos de enfrentar com realismo, pois indicia o contexto em que a Igreja é chamada a exercer a sua missão. Manifestou-se uma cultura que não está impregnada de valores éticos fundamentais, que deveriam inspirar o sentido das leis, como é o do carácter inviolável da vida humana, aliás consagrado na nossa Constituição. Esta mutação cultural tem várias causas, nomeadamente: a mediatização globalizada das maneiras de pensar e das correntes de opinião; as lacunas na formação da inteligência, que o sistema educativo não prepara para se interrogar sobre o sentido da vida e as questões primordiais do ser humano; o individualismo no uso da liberdade e na busca da verdade, que influencia o conceito e o exercício da consciência pessoal; a relativização dos valores e princípios que afectam a vida das pessoas e da sociedade.

Continuar... O novo contexto da luta pela vida

Próximos eventos

28maio
Dom. maio 28, 2017
Festa da Família
01Jun.
Qui. Jun. 01, 2017
Dia da criança
17Jun.
26Jul.
Qua. Jul. 26, 2017
Dia dos avós