PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Homilia no encerramento do Encontro Diocesano das Famílias por ocasião do Jubileu Sacerdotal

Homilia no encerramento do Encontro Diocesano das Famílias por ocasião do Jubileu Sacerdotal“O Banquete está preparado”

1. A salvação é uma festa, porque é experiência de alegria vivida com Deus em comunidade. Na tradição bíblica esta festa da salvação aparece frequentemente ligada ao banquete. A Ceia Pascal era para os crentes do Antigo Testamento a ocasião de fazer festa e sentir a alegria da salvação, porque Deus salvou o seu Povo. A família reunida, comendo o cordeiro pascal, ouvia essa história maravilhosa do amor de Deus pelo seu Povo. Isaías ao anunciar que Deus continua a salvar anuncia um grande banquete que reunirá no Monte Sião todos aqueles que, vindo de todos os povos, quiseram vir à festa da salvação.

Continuar... Homilia no encerramento do Encontro Diocesano das Famílias por ocasião do Jubileu Sacerdotal

A Catequese no contexto das prioridades pastorais da Igreja em Portugal

A Catequese no contexto das prioridades pastorais da Igreja em PortugalConferência no 50º Encontro Nacional de Catequese

Introdução

1. O tema que me propusestes para esta intervenção convida-me a não olhar só para a problemática específica da catequese da infância e da adolescência – não é meu objectivo apreciar os dinamismos e instrumentos de que dispomos hoje – mas para a Catequese no seio do Povo de Deus, situada no quadro da edificação da Igreja como Povo do Senhor. É aí que se situam os desafios de uma renovação pastoral. É claro que não esquecerei que estou a falar a responsáveis da catequese da infância e adolescência, mas serei fiel à minha convicção de que a catequese deve ser uma expressão contínua do crescimento da Igreja, de toda a Igreja, e que se há especificidades a ter em conta na variedade dos membros da Igreja, não podemos isolar nenhum grupo do todo da Igreja. Essa imensa variedade é riqueza e desafio de partilha mútua. Todos têm a dar e a receber.

Continuar... A Catequese no contexto das prioridades pastorais da Igreja em Portugal

A Escola tem futuro? A dinâmica da esperança

Conferência do Cardeal-Patriarca de Lisboa no Fórum “Pensar a Escola, preparar o futuro”

A Escola tem futuro? A dinâmica da esperançaIntrodução

A organização deste “Fórum” faz-me uma pergunta: “A Escola tem futuro?”. A resposta não é simples, sobretudo quando se espera que essa resposta se situe numa “dinâmica da esperança”.

Quando aceitei esta interpelação, uma avalanche de outras perguntas inquietaram o meu espírito: a comunidade humana tem futuro? A civilização ocidental tem futuro? A família tem futuro? A pessoa humana tem futuro? E aceitei que a resposta a estas questões era prévia à resposta sobre a pergunta que me foi feita. O futuro da escola, enquanto instrumento e estrutura de educação, depende da cultura e da civilização, no fundamentalmente dos objectivos da educação. Queremos educar para quê, para que compreensão da vida e para que modelo de humanidade? Esta introdução pode parecer pessimista, o que não exclui a esperança; exige, isso sim, maior objectividade no delinear dos seus fundamentos e a coerência da verdade que possa abrir clareiras à luz da esperança.

Continuar... A Escola tem futuro? A dinâmica da esperança

Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa sobre o Referendo ao aborto

Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa sobre o Referendo ao abortoI – O que é que se pretende?

1. Aproxima-se a consulta popular em que o eleitorado vai ser convidado a dizer “sim” ou “não” a um alargamento legal do aborto, até às dez semanas de gravidez, tendo como motivo a justificá-lo apenas a vontade da mulher grávida. Embora a Igreja, porque é contra o aborto em todas as circunstâncias, não concorde com a Lei actualmente em vigor, ela apresenta razões para justificar o pedido da mulher: violação, mal-formação do feto, graves distúrbios psíquicos para a mãe. Agora pretende-se tornar legal que a mulher grávida peça o aborto só porque o quer.

Continuar... Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa sobre o Referendo ao aborto

A Escola Católica ao serviço da missão da Igreja

A Escola Católica ao serviço da missão da IgrejaConferência no Fórum “Risco de Educar”

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa

1. O título desta minha intervenção é óbvio, pois todas as instituições e acções da Igreja só serão legítimas se forem meios para realizar a sua missão. Esta define o horizonte de legitimidade para tudo o que a Igreja faz na sociedade. Em toda a sua acção, devemos poder reconhecê-la como enviada com uma mensagem de salvação. São muitas as instituições criadas pela Igreja para ser fiel à sua missão, ao ritmo do Espírito e lendo os sinais dos tempos, isto é, percebendo as características de cada tempo e procurando responder-lhes de modo adequado. Por outro lado, o facto de as instituições da Igreja serem meios para realizar a sua missão, define-lhes a natureza profunda e traça-lhes os objectivos fundamentais. Desconhecê-los ou desviar-se deles significa pôr em questão a sua própria razão de ser.

Continuar... A Escola Católica ao serviço da missão da Igreja

A Família no futuro do Mundo e da Igreja: A missão da Família Cristã

A Família no futuro do Mundo e da Igreja:  A missão da Família CristãConferência no Encerramento do Congresso Nacional da Família

1. Com o título prometido no programa esperam certamente de mim uma palavra de esperança e de perspectiva pastoral. A situação da família na Igreja e a missão da família no mundo são dimensões interdependentes. A missão da família cristã no mundo, não é separável da missão da Igreja na sociedade. A família só será uma realidade irradiadora do Reino de Deus se ela for uma realidade eclesial viva, fortemente marcada pela ousadia do Espírito e atravessada pela exigência da santidade cristã. A tibieza das famílias cristãs enfraquecerá a Igreja como sacramento de salvação e sinal do Reino.

Continuar... A Família no futuro do Mundo e da Igreja:  A missão da Família Cristã

Próximos eventos

28maio
Dom. maio 28, 2017
Festa da Família
01Jun.
Qui. Jun. 01, 2017
Dia da criança
17Jun.
26Jul.
Qua. Jul. 26, 2017
Dia dos avós