PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Teologia do Corpo - O Amor Humano no Plano Divino

Teologia do Corpo - O Amor Humano no Plano DivinoA Teologia do Corpo é o conjunto de ensinamentos de João Paulo II sobre o amor humano, nos quais se incluem as catequeses que proferiu durante os primeiros 5 anos do seu pontificado. Trata-se de uma visão antropológica desenvolvida pelo Beato João Paulo II durante muitos anos de trabalho pastoral com famílias e casais, e é o resultado do entendimento que ele teve dos seus problemas e da sua necessidade de ter respostas satisfatórias às suas questões, nomeadamente como viver o amor humano enquanto vocação para a santidade.

Começando a partir das palavras de Jesus, João Paulo II conduz-nos através de um caminho onde o foco é a razão pela qual somos criados, o homem histórico ferido pelo pecado original e o homem redimido que somos chamados a ser em Jesus Cristo. A redenção do corpo e a sacramentalidade do matrimónio nas catequeses de quarta-feira (1979-1984)

Foi acerca deste conjunto de textos que o biógrafo de João Paulo II, George Weigel, disse ser «uma espécie de bomba-relógio teológica, programada para explodir, com consequências dramáticas, algures no terceiro milénio da Igreja». Weigel acrescenta ainda que estas catequeses são «uma das mais arrojadas reconfigurações da teologia católica em séculos».

Editora: Aletheia

Publicação: 2013

Evangelium Vitae

Carta Encíclica Evangelium Vitae do Sumo Pontífice João Paulo II aos Bispos aos Presbíteros e Diáconos aos Religiosos e Religiosas aos Fiéis Leigos e a todas as pessoas de boa vontade . Sobre o Valor e a Inviolabilidadea da Vida Humana

Evangelium VitaeINTRODUÇÃO

1. O Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus. Amorosamente acolhido cada dia pela Igreja, há-de ser fiel e corajosamente anunciado como boa nova aos homens de todos os tempos e culturas.

Na aurora da salvação, é proclamado como feliz notícia o nascimento de um menino: « Anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor » (Lc 2, 10-11). O motivo imediato que faz irradiar esta « grande alegria » é, sem dúvida, o nascimento do Salvador; mas, no Natal, manifesta-se também o sentido pleno de todo o nascimento humano, pelo que a alegria messiânica se revela fundamento e plenitude da alegria por cada criança que nasce (cf. Jo 16, 21).

Continuar... Evangelium Vitae

Veritatis Splendor

Veneráveis Irmãos no Episcopado,

saúde e Bênção Apostólica!

O ESPLENDOR DA VERDADE brilha em todas as obras do Criador, particularmente no homem criado à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26): a verdade ilumina a inteligência e modela a liberdade do homem, que, deste modo, é levado a conhecer e a amar o Senhor. Por isso, reza o salmista: «Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face» (Sal 4, 7).

Continuar... Veritatis Splendor

Mulieris Dignitatem

Mulieris DignitatemINTRODUÇÃO

Um sinal dos tempos

1. A DIGNIDADE DA MULHER e a sua vocação — objeto constante de reflexão humana e cristã — têm assumido, em anos recentes, um relevo todo especial. Isso é demonstrado, entre outras coisas, pelas intervenções do Magistério da Igreja, refletidas nos vários documentos do Concílio Vaticano II, que afirma em sua Mensagem final: « Mas a hora vem, a hora chegou, em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora. Por isso, no momento em que a humanidade conhece uma mudança tão profunda, as mulheres iluminadas do espírito do Evangelho tanto podem ajudar para que a humanidade não decaia ».(1) As palavras desta Mensagem retomam o que já fora expresso no Magistério conciliar, especialmente na Constituição pastoral Gaudium et Spes (2) e no Decreto sobre o apostolado dos leigos, Apostolicam Actuositatem.(3)

Continuar... Mulieris Dignitatem

Familiaris Consortio

Familiaris ConsortioExortação Apostólica Familiaris Consortio de sua Santidade João Paulo Ii ao Episcopado ao Clero e aos Fiéis de toda a Igreja Católica sobre a função da Família Cristã no Mundo de Hoje

INTRODUÇÃO

A Igreja ao serviço da família 

1.A FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamenta.

Continuar... Familiaris Consortio

Próximos eventos

28maio
Dom. maio 28, 2017
Festa da Família
01Jun.
Qui. Jun. 01, 2017
Dia da criança
17Jun.
26Jul.
Qua. Jul. 26, 2017
Dia dos avós