PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Colaboração dos pais com os outros educadores

Colaboração dos pais com os outros educadoresÉ do senso comum que os pais devem estar presentes onde estão os seus filhos.

No seu percurso escolar, ouvindo, orientando e avaliando as situações. É de estar atento aos casos, embora pontuais, de violência física, mas sobretudo pressão psicológica que vão ocorrendo nas nossas escolas públicas ou privadas. Estar atento, sem dramatizar, mas sem deixar de escutar todos os parceiros.

 Acompanhar a criança no seu percurso catequético, conhecendo os catequistas, o conteúdo dos encontros, através de pequenas questões, ou do estudo do próprio catecismo. Acompanhar os filhos em todas as manifestações da sua vida na Igreja, das mais simples às mais exigentes.

Orientar os filhos nas suas actividades extra-curriculares, seleccionando o que pareça ser mais adequado ao nível etário e ao desenvolvimento psicológico da criança, procurando sempre criar nela o gosto pela verdadeira participação nas actividades, no sentido da partilha e do são convívio. Conhecer os grupos onde estão inseridos e os seus formadores, colaborando sempre que possível – ser pai presente, mesmo que na bancada. Exultar com os êxitos, mesmo os mais pequenos e desdramatizar as derrotas – aprendizagem de vida.

Estar em família alargada, com a presença de avós, tios, primos e demais familiares. A família alargada deve ser o lugar privilegiado da descoberta das raízes, do contar histórias. São as histórias/estórias em família que criam a verdadeira identidade do ser. Sei quem sou, donde venho, quem eram e o que faziam os meus antepassados. Tenho os meus pés assentes em lugares e tempos concretos, em tradições, que eram e serão manifestação intrínseca da essência da família à qual pertenço.

Share

Próximos eventos

26Jul.
Qui. Jul. 26, 2018
Dia dos avós
22Ago.