PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Consagramo-nos pelo Baptismo

Consagramo-nos pelo BaptismoOs eleitos de Deus, os bem-vindos do Pai têm abertas as portas da vida eterna, num caminho de fé. É nisto que a Igreja acredita e anuncia em cada celebração do sacramento do baptismo, quer a crianças, quer a adultos.

Muitos interrogam-se sobre a necessidade de Jesus ter sido baptizado, se Ele verdadeiramente homem, verdadeiramente Deus sem qualquer mancha de pecado, tinha de dar esse passo público de purificação. E a resposta está no âmbito do que esse momento representa para todo o Povo de Deus, até aos nossos dias e para sempre: vejamos então duas perspetivas fundamentais.

Continuar... Consagramo-nos pelo Baptismo

Encontro de agentes no acolhimento a pais e padrinhos

Encontro de agentes no acolhimento a pais e padrinhosO encontro anual dos agentes no acolhimento a pais e padrinhos que pedem o sacramento do baptismo é sempre um momento alto na aproximação à formação e partilha de boas práticas, no espírito da Nova Evangelização. Há que vencer as barreiras do isolamento e dar um passo em frente na abordagem com alegria e confiança, que seja anúncio da nossa fé.

Continuar... Encontro de agentes no acolhimento a pais e padrinhos

Encontro Diocesano de CPB

 Encontro Diocesano de CPB Teve lugar no passado domingo 6 de Janeiro o encontro anual dos Agentes de Pastoral envolvidos no acolhimento a pais e padrinhos na preparação para o baptismo de crianças, contando com cerca de 100 pessoas, representantes de vários pontos da diocese de Lisboa.

Continuar...  Encontro Diocesano de CPB 

"Que pedis à Igreja de Deus para o vosso filho?"

O pedido dos pais para o baptismo dos filhos é uma decisão fulcral para a caminhada de fé que eles estejam dispostos a fazer com os seus filhos. À pergunta inicial preconizada pelo ritual do baptismo e que é feita aos pais: "Que pedis à Igreja de Deus para o vosso filho?" é normalmente dada a resposta "vimos pedir o baptismo". Aliás, o que está na essência desta resposta é que os pais vêm pedir "o dom da Fé", ou também "a vida eterna", ou "a graça de Cristo" ou "a entrada na Igreja". É bom que os pais se deem conta de que o pedido do baptismo é um ato solene e verdadeiramente marcante na vida de qualquer pessoa. Por isso a Igreja dedica uma atenção muito especial à preparação de pais e padrinhos para este sacramento, pois eles são os verdadeiros garantes do crescimento da fé nas crianças e nos adultos. Nesta preparação de pais e padrinhos pode e deve haver uma preocupação catequética de leigos que estejam devidamente preparados para o acolhimento e quantas vezes integração de famílias, na grande família de Deus. Porque o leigo, no seu dever de evangelizar, como membro da Igreja que é, assume-se nestes encontros como o coração da Igreja no meio do mundo, onde ele, como profissional, como esposo, como pai, é chamado a ser evangelizador, educador da fé, transmissor da fé, pelo anúncio, pela catequese, mas também pelo seu testemunho de vida.

Continuar... "Que pedis à Igreja de Deus para o vosso filho?"

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos