PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Apresentação e Encontro: Proposta para a Festa da Apresentação de Jesus no Templo

Apresentação e Encontro: Proposta para a Festa da Apresentação de Jesus no TemploQuarenta dias após a solenidade do Natal do Senhor, a Igreja celebra no dia 2 de Fevereiro a Festa da Apresentação de Jesus no templo.

Em cada uma das comunidades da diocese de Lisboa poderemos também celebrar o dom da vida, fazendo festa e encontro entre famílias que venham apresentar o seu bebé recém-nascido, pedindo a toda a comunidade um forte empenho numa caminhada cristã de partilha da alegria que nos vem de Deus.

Na cultura urbana deparamo-nos com uma enorme geografia humana mais ou menos distante dos caminhos de Deus, mas profundamente marcada pela necessidade de oração e comunhão com características inovadoras, mais atraentes e cativantes. A Festa da Apresentação de Jesus no templo, proporciona-nos um momento privilegiado de evangelização, sobretudo dirigida às famílias mais distantes ou indiferentes ao amor de Deus. São essas pessoas individualmente ou já como família constituída, que precisam de ser objeto do nosso testemunho de fé e de caminhada em Igreja, para que consigam ter uma mentalidade acerca da família, do matrimónio e acerca de si mesmos.

A presença de Deus manifesta-se em qualquer lugar onde seja procurado, porque Deus não se esconde de quantos o procuram de coração sincero. E para que Ele seja procurado, tem de ser anunciado. Logo, que melhor oportunidade senão a de convidar os pais a fazerem a apresentação do seu bebé na igreja e à comunidade paroquial a que pertencem?

Deus pede-nos que transformemos o mundo num mundo melhor? Como? Para ser presença da Igreja na sociedade é preciso muito mais do que apresentarmo-nos apenas como cristãos. Se atendermos a esta sugestão para o dia 2 de Fevereiro, verificaremos o peso do nosso convite (o quanto ele foi atrativo) como uma base para restabelecer a dignidade da vida humana, porque o sentido da vida humana de Jesus é o melhor remédio para os males de uma vida urbana sem Deus.

Share

Próximos eventos

27Out.
Sáb. Out. 27, 2018
Forum Wahou!
27Out.
Sáb. Out. 27, 2018 @15:00 -
Caminhada pela Vida
10Nov.
23Nov.
Sex. Nov. 23, 2018
Retiro da Vinha de Raquel
01Dez.