PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Encontro Diocesano de CPB

 Encontro Diocesano de CPB Teve lugar no passado domingo 6 de Janeiro o encontro anual dos Agentes de Pastoral envolvidos no acolhimento a pais e padrinhos na preparação para o baptismo de crianças, contando com cerca de 100 pessoas, representantes de vários pontos da diocese de Lisboa.

 Com alusão à Carta Pastoral do Senhor Cardeal Patriarca por ocasião da abertura diocesana do Ano da Fé, os trabalhos desenvolveram-se sobre o pilar da Vida – mistério de Fé e do desejo da vida definitiva para Deus, num constante peregrinar de fé.

Este encontro contou com a presença do Dr. António Pinheiro Torres que abordou o tema na perspectiva da defesa da vida, partilhando a sua experiência como vice-presidente da Federação Portuguesa pela Vida e membro fundador da Ajuda de Berço (centro de acolhimento para crianças abandonadas ou em risco).

Sobre a recente iniciativa denominada “40 dias pela vida” deu-se a conhecer uma nova forma de defesa da vida especialmente visando as jovens, e no geral todas as mulheres, que negam o dom da vida ao quererem recorrer ao aborto. Viveu-se uma linda ocasião de partilha, reconhecendo-se a vida como maravilha e milagre de Deus que muito nos ama. Destas experiências saíram os participantes mais estimulados para uma maior sensibilidade sobre este tema nos encontros de pais e padrinhos na preparação para o baptismo de crianças.

“Estamos, é certo, muito marcados pela vida neste mundo, e com algum egoísmo pelas coisas materiais, não acolhemos de coração aberto o dom da vida”, foi uma das conclusões do tema abordado.

Tendo o Sector da Pastoral Familiar lançado a questão: “Como damos a conhecer a alegria da fé cristã a favor da vida e da família, nos encontros de CPB?”, várias foram as intervenções dos participantes que fizeram o reflexo dos seus trabalhos no acolhimento às famílias que pedem o baptismo para as crianças. Assumir a Vida como mistério de fé é a resposta do homem crente à manifestação do amor de Deus; é uma adesão humilde e corajosa ao amor de Deus.

Share