PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Encontros de preparação para o matrimónio 2017

Encontros de preparação para o matrimónio 2017Divulgamos no site da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa as datas dos próximos encontros de CPM que se realizarão na diocese de Lisboa.

Se for agente da Pastoral do Matrimónio, poderá enviar-nos a informação relativa ao vossos CPMs através dos contactos da pastoral da família.

 

Verifique quais os encontros de CPM disponíveis na sua zona pastoral da diocese de Lisboa:

Continuar... Encontros de preparação para o matrimónio 2017

Porquê casar pela Igreja?

Porquê casar pela Igreja?Esta é uma pergunta tão importante. Há tanto para dizer, é tão significativo e fundamental que não sei por onde começar…

Casar pela Igreja é, antes de mais, receber o carinho e o amor incondicional de Deus de uma maneira excepcional, ao que chamamos receber o sacramento do matrimónio. Através dele, Deus “entra” no casamento e torna-se o seu alicerce mais fundamental. O casal torna-se, assim, ainda mais consciente de que Deus está a seu lado, “para o que der e vier”, e que Ele fará tudo para que o casamento possa ser fonte de felicidade e alegria.

Continuar... Porquê casar pela Igreja?

Matrimónio é comunhão de vida

Matrimónio é comunhão de vidaUma breve apresentação sobre a renovação da visão sobre o matrimónio através do Concílio Vaticano II com a Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual (Gaudium et Spes)

Consciente que a teologia é um saber que dialoga com outros saberes para um melhor conhecimento do homem e da sociedade, o CVII convidou à renovação da teologia moral mais nutrida pelo Evangelho e suportada pelos vários ramos do saber. É neste contexto que surgem os números 47 a 52 da Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual (GS), números que convidamos à leitura. Este texto conciliar aborda o sacramento do matrimónio, manifestando uma nova visão na qual torna prevalecente a sua compreensão enquanto comunhão de amor.

Continuar... Matrimónio é comunhão de vida

Conselho Diocesano de Outono dos CPM- Lisboa

Conselho Diocesano de Outono dos CPM- LisboaRealizou-se no passado sábado, dia 27 de Outubro em A-dos-Cunhados, o Conselho Diocesano de Outono dos Centros de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Lisboa. Neste encontro os Centros CPM da Diocese de Lisboa, foram representados pelos Srs. Assistentes, casais responsáveis ou seus substitutos.

Este encontro que se realiza na nossa Diocese de Lisboa duas vezes por ano, sendo um espaço de troca de partilha de opiniões e experiências entre os casais CPM, foi a oportunidade dos Centros CPM trocarem impressões sobre o trabalho realizado e as dificuldades sentidas neste Ano Pastoral que terminou.

Continuar... Conselho Diocesano de Outono dos CPM- Lisboa

Próximos eventos

28maio
Dom. maio 28, 2017
Festa da Família
01Jun.
Qui. Jun. 01, 2017
Dia da criança
17Jun.
26Jul.
Qua. Jul. 26, 2017
Dia dos avós