PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Entrevista a D. Joaquim Mendes - “O amor da família é o júbilo da Igreja”

Entrevista a D. Joaquim Mendes - “O amor da família é o júbilo da Igreja”

Eleito recentemente presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes considera que é necessário “recuperar o olhar sobre a beleza do amor conjugal e da família, testemunhado por tantíssimas famílias”. Em entrevista ao Jornal VOZ DA VERDADE, o prelado destaca ainda a importância da exportação apostólica ‘Amoris laetitia’, onde o Papa Francisco “fala do amor na família de um modo concreto, simples, com palavras que chegam ao coração”.

Continuar... Entrevista a D. Joaquim Mendes - “O amor da família é o júbilo da Igreja”

Como viver com vocações diferentes...

Como viver com vocações diferentes...O concretizar um sonho, é sempre o pensamento de um rapaz ou de uma rapariga. Foi o que se passou connosco, pais de dois meninos, Rui e Bruno. Casámos há trinta e três anos e graças a Deus que temos estes dois filhos maravilhosos (de 2010 para cá passou a ser “três”).

Foi em Agosto de 1981 que realizámos o nosso matrimónio. Mãe, Maria Judite e Pai, José Manuel. Vamos tentar, resumindo um pouco, como foi até agora o nosso viver, dia após dia com os nossos miúdos.

Continuar... Como viver com vocações diferentes...

Preparar para o amanhã

Preparar para o amanhãO Programa de uma Pastoral Familiar, quer a nível paroquial, quer diocesano, terá sempre subjacente a necessidade de uma atitude interventiva numa problemática que é absolutamente transversal na atual base social, a qual está a enfraquecer.

Continuar... Preparar para o amanhã

Contar histórias em Família

Contar histórias em FamíliaContar histórias é importante. Estimula o sentido da partilha e da escuta, pois quem conta dá algo de si e quem escuta é enriquecido por essa partilha.

A tradição oral sempre teve uma importância fundamental em todas as culturas, pois durante séculos foi, e ainda é para muitos, a principal forma de divulgação da sua história, das suas estórias e das suas tradições. Nós cristãos, somos herdeiros de uma vasta tradição oral e escrita, que nos dá a conhecer a história da revelação de Deus. Por exemplo, nos Atos dos Apóstolos lemos que a evangelização consistia no relatar o acontecimento da morte e ressurreição de Cristo. Os santos apóstolos contavam a história da salvação tal como a testemunharam, tocando e convertendo aqueles que a ouviam. Devemos, por isso, preservá-la, e ser também nós contadores de histórias.

Continuar... Contar histórias em Família

Famílias exortadas a um novo compromisso missionário

Famílias exortadas a um novo compromisso missionárioDurante um encontro na Tornada (Caldas da Rainha), as famílias cristãs foram desafiadas pelo director do Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa a encontrarem novas formas de evangelização.

Na Tornada, o encontro de famílias teve início com a celebração eucarística, presidida pelo pároco, padre Rui Gregório, durante a qual o Guilherme, com poucos meses de idade, foi apresentado ao sacramento do baptismo pelos seus pais, padrinhos e demais familiares. Após o almoço partilhado, o director do Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, diácono José Paulo Romero, recordou que a transmissão da fé tem de começar em casa, na família. Falando do baptismo que aconteceu de manhã, este responsável sublinhou “o grande trabalho de casa que é entregue aos pais, avós, padrinhos e à família em geral na educação cristã das crianças, sendo esse o compromisso que assumem quando pedem o baptismo à Igreja”. O enquadramento da dinâmica de evangelização abrange três grandes áreas: os praticantes, os baptizados não praticantes e os não cristãos. “E é neste enquadramento das famílias de hoje que cada um dos presentes foi exortado a trabalhar, numa exigência de um novo compromisso missionário, com um novo ardor, com novos métodos e novas expressões”.

Continuar... Famílias exortadas a um novo compromisso missionário

Famílias renovadas pelo Evangelho

Famílias renovadas pelo EvangelhoA espiritualidade da unidade aponta caminhos menos percorridos e que exigem uma forte vivencia do amor, na entrega e na aceitação do outro. Deixamo-vos aqui um caminho que muitos cristão percorrem para uma plena vivencia da espiritualidade, criando programas de carácter sócio-educativo e de desenvolvimento económico, num espírito de promoção dos mais desprotegidos. A Palavra de Deus, por outro lado, é um verdadeiro alimento oferecido aos casais à beira da separação e do divórcio, pois com ela encontram a força para um diálogo autêntico e conseguem reconstruir a sua união.

Continuar... Famílias renovadas pelo Evangelho

Uma família cristã

Uma família cristãO casal Antunes quis viver esta Páscoa de uma forma mais intimamente ligada às celebrações do Tríduo Pascal e, assim, foi tomada a decisão de levar os pequenotes, de 4 e 8 anos de idade, à Missa da Ceia do Senhor, quinta-feira Santa, em que se celebra a instituição da Eucaristia. Mas foi no momento litúrgico do Lava-Pés que os filhos, até aí com pouca atenção ou compreensão do que se passava, passaram a querer acompanhar todos os momentos com a maior curiosidade: homens mais velhos e outros mais novos ali sentados à frente de todos, a descalçar os sapatos e o Senhor Padre, ajoelhado a lavar os pés daqueles homens... ! Nunca tinham visto uma coisa assim e logo o mais novo largou um sorriso que contagiou o irmão.

Continuar... Uma família cristã

Famílias: despertai!

Famílias: despertai! Andamos tristes e preocupados, mas temos uma grande certeza: ao fazermos festa com Deus, repousaremos juntos na Fonte de onde brota a vida para construir o presente e o futuro.

A oração e os sacramentos são o caminho para um maior compromisso de testemunho de fé, nos distintos âmbitos da cultura e da vida social. Por isso, estamos em ação para revitalizar o sentido de uma Pastoral Familiar Paroquial, visando uma autêntica experiência do Ano da Fé.

Continuar... Famílias: despertai!