PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Famílias exortadas a um novo compromisso missionário

Famílias exortadas a um novo compromisso missionárioDurante um encontro na Tornada (Caldas da Rainha), as famílias cristãs foram desafiadas pelo director do Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa a encontrarem novas formas de evangelização.

Na Tornada, o encontro de famílias teve início com a celebração eucarística, presidida pelo pároco, padre Rui Gregório, durante a qual o Guilherme, com poucos meses de idade, foi apresentado ao sacramento do baptismo pelos seus pais, padrinhos e demais familiares. Após o almoço partilhado, o director do Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, diácono José Paulo Romero, recordou que a transmissão da fé tem de começar em casa, na família. Falando do baptismo que aconteceu de manhã, este responsável sublinhou “o grande trabalho de casa que é entregue aos pais, avós, padrinhos e à família em geral na educação cristã das crianças, sendo esse o compromisso que assumem quando pedem o baptismo à Igreja”. O enquadramento da dinâmica de evangelização abrange três grandes áreas: os praticantes, os baptizados não praticantes e os não cristãos. “E é neste enquadramento das famílias de hoje que cada um dos presentes foi exortado a trabalhar, numa exigência de um novo compromisso missionário, com um novo ardor, com novos métodos e novas expressões”.

 

Na apresentação do tema ‘A Evangelização começa na família’, o diácono Romero sublinhou ainda a importância de se criar uma intimidade com a Palavra de Deus e apresentou algumas pistas para uma iniciação à oração, dando alguns exemplos a seguir para que os pais jovens se sintam motivados a levar os seus filhos à Igreja desde tenra idade. “O que está aqui em causa é a importância de uma catequese doméstica, que leve cada um a saber responder à pergunta que colocou: ‘E Jesus faz parte da tua família?’”.

 

 

 

Share

Próximos eventos