PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Preparar para o amanhã

Preparar para o amanhãO Programa de uma Pastoral Familiar, quer a nível paroquial, quer diocesano, terá sempre subjacente a necessidade de uma atitude interventiva numa problemática que é absolutamente transversal na atual base social, a qual está a enfraquecer.

 

E, então, as questões surgem:

  • Que famílias queremos?
  • Que contributos lhes damos?
  • Onde estamos e para onde vamos?

Nascemos para estarmos em ligação uns com os outros; para nos relacionarmos num sentimento de pertença que dá sentido e propósito às nossas vidas. E é bom não esquecer que, ao fazermos parte de uma comunidade, fortalecemos a nossa identidade.

O equilíbrio das famílias passa por valorizar o pouco que se tem e, desse pouco, saber fazer muito. Nos momentos de crise sente-se mais a solidariedade, mas é preciso ensinar a ser solidário, ensinar a que cada um saiba sair de si mesmo para ir ao encontro do outro. Ensinar também para as responsabilidades do casamento e para a construção da família. Ensinar para que os nossos filhos sejam grandes homens e grandes mulheres na Fé, para que se afirmem na sociedade como reveladores da Verdade e da Vida de Jesus.

Para perspetivar o amanhã da Família, retomamos a nossa reflexão de Maio/2011: A família que nasce da íntima comunhão de vida e de amor, fundada no casamento entre um homem e uma mulher, é uma instituição divina, protótipo de todo o ordenamento social. É neste berço da vida e do amor que o homem nasce e cresce. É na família que a criança desenvolve as suas potencialidades, tornando-se consciente da sua dignidade, e se prepara para enfrentar o seu único e irrepetível destino. Porque, no fundo, tudo aquilo que todos queremos é ser felizes.

Publicado na rubrica Familiarmente do Jornal Voz da Verdade de 12 de Outubro de 2014

Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos