PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Preparar para o amanhã

Preparar para o amanhãO Programa de uma Pastoral Familiar, quer a nível paroquial, quer diocesano, terá sempre subjacente a necessidade de uma atitude interventiva numa problemática que é absolutamente transversal na atual base social, a qual está a enfraquecer.

 

E, então, as questões surgem:

  • Que famílias queremos?
  • Que contributos lhes damos?
  • Onde estamos e para onde vamos?

Nascemos para estarmos em ligação uns com os outros; para nos relacionarmos num sentimento de pertença que dá sentido e propósito às nossas vidas. E é bom não esquecer que, ao fazermos parte de uma comunidade, fortalecemos a nossa identidade.

O equilíbrio das famílias passa por valorizar o pouco que se tem e, desse pouco, saber fazer muito. Nos momentos de crise sente-se mais a solidariedade, mas é preciso ensinar a ser solidário, ensinar a que cada um saiba sair de si mesmo para ir ao encontro do outro. Ensinar também para as responsabilidades do casamento e para a construção da família. Ensinar para que os nossos filhos sejam grandes homens e grandes mulheres na Fé, para que se afirmem na sociedade como reveladores da Verdade e da Vida de Jesus.

Para perspetivar o amanhã da Família, retomamos a nossa reflexão de Maio/2011: A família que nasce da íntima comunhão de vida e de amor, fundada no casamento entre um homem e uma mulher, é uma instituição divina, protótipo de todo o ordenamento social. É neste berço da vida e do amor que o homem nasce e cresce. É na família que a criança desenvolve as suas potencialidades, tornando-se consciente da sua dignidade, e se prepara para enfrentar o seu único e irrepetível destino. Porque, no fundo, tudo aquilo que todos queremos é ser felizes.

Publicado na rubrica Familiarmente do Jornal Voz da Verdade de 12 de Outubro de 2014

Share

Próximos eventos

No events