PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Como viver com vocações diferentes...

Como viver com vocações diferentes...O concretizar um sonho, é sempre o pensamento de um rapaz ou de uma rapariga. Foi o que se passou connosco, pais de dois meninos, Rui e Bruno. Casámos há trinta e três anos e graças a Deus que temos estes dois filhos maravilhosos (de 2010 para cá passou a ser “três”).

Foi em Agosto de 1981 que realizámos o nosso matrimónio. Mãe, Maria Judite e Pai, José Manuel. Vamos tentar, resumindo um pouco, como foi até agora o nosso viver, dia após dia com os nossos miúdos.

O Rui nasceu em Setembro de 1982, à meia-noite e quinze minutos do dia trinta. O Bruno nasceu em Junho de 1987. Eram dezoito horas e dez minutos do dia 17. O que podemos dizer dos nossos filhos, são iguais a tantos outros, os melhores do mundo para os pais.

Foram crescendo sempre na nossa companhia e protecção. Foi a mãe quem mais os acompanhou no percurso escolar e na caminhada da catequese. O pai, por motivos profissionais, estava mais horas fora de casa no seu dia-a-dia. Procurámos sempre estar o mais perto dos nossos filhos.

Chegou a idade do Rui entrar para a escola, tal qual o Bruno, que entrou quando o irmão já estava a sair da escola primária. Cada um fez o seu percurso escolar normal, desde que entraram no 1ºano até terminarem o 12ºano, nunca nos deram desilusões. Falando da escolha que cada um optou, foram eles que tomaram decisões. Nunca lhes dissemos, se escolherem este ou aquele curso vai ser melhor.

Como viver com vocações diferentes...Falando do Rui, no ano que terminou o 12º ano, num determinado dia de Junho, falou com a mãe e disse-lhe que tinha uma coisa para lhe dizer e disse-lhe que gostaria de ir para o Seminário. Eu mãe, fiquei bastante surpreendida no momento, mas respondi-lhe: “Tens que falar com o pai”. Falou com o pai, dizendo a mesma coisa que à mãe. O pai não ficou indiferente à notícia, e disse-lhe: “Já pensaste bem se é essa a escolha que queres fazer?” O Rui respondeu: “Sim, é pai”. “Se é assim que tu queres, está bem.”

Começou aí o princípio da caminhada do nosso filho mais velho. Começou por ir para pequenos retiros e foi em Agosto de 2000, que nos tirou todas as dúvidas: “Em Setembro vou entrar no Seminário.” Foi em 17 de Setembro, pelas 17 horas que o levámos ao Seminário de S.José de Caparide. Chorámos muito na despedida. Fez tudo para deixar os pais e o irmão feliz. Feito todo percurso de Seminário, em 2007 foi ordenado sacerdote, graças a Deus.

Viver uma vocação, é um dom muito grande que vem de Deus, quanto mais viver duas.

Outra vocação, mas matrimonial. Felizmente e graças a Deus que temos vivido e saboreado as alegrias dos nossos filhos. Tal qual o Rui, o Bruno também escolheu o seu curso e foi estudar gestão. Terminou após três anos. Como ambos frequentaram a catequese, andaram nos vários grupos da paróquia, o Rui decidiu pela vocação religiosa, o irmão decidiu por uma vocação matrimonial.

O Bruno fez o seu percurso, que é mais comum nos jovens e que nós pais, optámos por realizar. Decidiu pelo sacramento do matrimónio, que já festejou o seu 5º aniversário unido à sua esposa e aos seus dois filhos. Para nós pais, o casal Bruno e Sofia, têm sido uma grande surpresa pela positiva, como casal jovem, pelos exemplos que têm colocado à prova nestes poucos anos de união matrimonial e como organizam o seu dia-a-dia. Somos uns avós babados por dois netos, que o nosso filho e nora já nos deram, a Maria e o Francisco. Como a vocação matrimonial é mais vivida também por nós pais, descrevemos menos do memorial do Bruno.

Somos um casal feliz, temos dois filhos amorosos que se gostam muito, duas vocações, dois netos, uma nora e ajuda muito grande de Deus. Continuamos a dar, o nosso carinho e amor, também o nosso esforço, tanto para um como para o outro filho. Sejam felizes para sempre e iluminados pela luz Divina.

Testemunho de Maria e José de Jesus, publicado na rubrica Familiarmente do Jornal Voz da Verdade de 14 de Junho de 2015 

Artigos da rubrica Familiarmente deste mês:

Share

Próximos eventos

No events