PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Famílias: despertai!

Famílias: despertai! Andamos tristes e preocupados, mas temos uma grande certeza: ao fazermos festa com Deus, repousaremos juntos na Fonte de onde brota a vida para construir o presente e o futuro.

A oração e os sacramentos são o caminho para um maior compromisso de testemunho de fé, nos distintos âmbitos da cultura e da vida social. Por isso, estamos em ação para revitalizar o sentido de uma Pastoral Familiar Paroquial, visando uma autêntica experiência do Ano da Fé.

Famílias: despertai!

No grande encontro do Papa Bento XVI com as famílias em Milão (03Junho12) não ficámos indiferentes às suas palavras: "Queridas famílias, sois o trabalho e a festa de Deus! Reservando o domingo para Deus, fazei festa com Deus e repousai, juntos, na Fonte donde brota a vida para construir o presente e o futuro."

Esta foi uma mensagem e um desafio que assenta na tomada de consciência de que devemos abrir o nosso coração ao contato pessoal com Jesus, pois a partir d'Ele a nossa vida renova-se e conseguiremos através d'Ele ser focos transformadores do mundo em que vivemos.

Nós famílias cristãs, pelo exercício do amor fraterno, temos uma "vocação de comunidade". Porém, estamos muito de costas voltadas para a Igreja e para a Palavra de Deus, mas o remédio está na oração e nos sacramentos.

Assim, a vida de oração é o hábito de estar na presença de Deus e de ter consciência de viver a relação com Deus como se vive as relações habituais das nossas vidas, com os familiares mais queridos, com amigos de verdade; e de facto, a relação com o Senhor é a que ilumina todos os nossos outros relacionamentos.

Quis o Santo Padre lançar um ano dedicado ao aprofundamento da Fé, rezando no "nós" da Igreja, que dirige o olhar não para si, mas para Deus, e para que nos sintamos parte da Igreja viva de todos os lugares e de todos os tempos. Até porque temos de assumir que a Igreja se torna visível de muitas maneiras: na ação caritativa, nos projetos de missão, no apostolado pessoal que cada cristão deve realizar no próprio ambiente.

A partir daqui, o Sector da Pastoral Familiar da diocese de Lisboa exorta todas as famílias a um maior compromisso de testemunho de fé nos distintos âmbitos da cultura e da vida social, envolvendo essencialmente todos os membros da família, os educadores e aqueles com quem nos cruzamos ou privamos muitas horas do dia em ambientes profissionais. E todos somos chamados a esta vivencia, mesmos os mais fragilizados pela falta de saúde ou pela força da idade e que normalmente são exemplos ímpares de fé, pelo fervor da sua oração.

Nesse sentido, o Ano da Fé associa-se espontaneamente à temática da XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, convocada para este mês de Outubro: "A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. Os destinatários desta Nova Evangelização são, em primeiro lugar os baptizados que não vivem a fé e que estão afastados da Igreja.

Será necessário, portanto, despertar para um aprofundamento do sentido de uma Pastoral Familiar paroquial. Saber o que se pretende com a vivencia de uma tomada de consciência desta pastoral com as famílias e para as famílias. O nosso programa para este ano visa uma abordagem concreta sobre os temas que afetam todas as famílias e os encontros já calendarizados são estruturados em três pilares:

  • As relações familiares (do princípio ao fim da vida)
  • A preparação para os sacramentos da iniciação cristã
  • Uma ação missionária com relevante espírito de caridade

 Ajudados por este itinerário, com diversas etapas e em várias vigararias, aprenderemos a reconhecer as coisas maravilhosas que o Espírito Santo fez e faz nas nossas vidas e em todos aqueles que dizem "sim" ao Evangelho do Senhor Jesus. Descobriremos o grande valor do Batismo, o primeiro sacramento, a porta de entrada da vida cristã, graças à decisão esclarecida de muitos pais, que juntamente com os padrinhos, professam o Credo e se empenham na educação cristã dos filhos e afilhados, essencialmente para trazer Jesus para o seio da família.

Share

Próximos eventos

No events