PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Avó, ensinas-me a rezar?

Avó, ensinas-me a rezar?Rezar é entrar na intimidade com Deus e este diálogo de uma neta com a sua avó (nomes fictícios) vem avivar as memórias de quem pode e deve dar mais tempo aos pequenos. Só com tempo para a escuta dos outros se pode consolidar uma relação familiar que reforça laços e contorna as dificuldades que levam à ruptura.

Naquela tarde em que a menina Ana tinha ficado em casa da avó Teresa, surge dos seus lábios uma pergunta inesperada: "Avó, ensinas-me a rezar?"

A avó Teresa bem sabia que os pais da sua neta muito querida não eram dados a falar com Deus, isto é, a abrir os seus corações para louvar e bendizer a Deus, pedindo-Lhe também a saúde e as forças para vencerem as dificuldades de cada dia.

Diz lá, Ana, o que te preocupa?, perguntou a avó, sem pressentir um ligeiro bater mais vivo do coração da sua neta, ansiosa pela resposta afirmativa e sem mais questões.

É que agora que ando na catequese, a catequista tem falado muito que é preciso rezar. E rezar de manhã e à noite quando me vou deitar …, disse a Ana num ápice. "Mas esqueço-me das palavras e também não percebo bem o que elas querem dizer!, mas como às vezes te vejo com o terço na mão…"

Olha Ana, atalhou a avó com satisfação pela surpresa do pedido da neta, " já te tenho dito que quando rezamos, começamos por cumprimentar Nosso Senhor, fazendo o sinal da cruz e por isso dizemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É o sinal mais forte da nossa fé, que devemos fazer sem medo à frente de toda a gente."

Mas avó, eu não sei rezar o terço.

Não sabes por enquanto, mas eu posso explicar-te por palavras que entendas: o terço é uma grande oração que nos faz compreender como Deus nos ama e do bem que nos quer. E nós vamos rezando, dizendo sempre as mesmas orações para que o nosso coração também se aproxime do seu Amor. "Quando pego na cruz que está na ponta do terço, eu lembro-me do grande Amor de Jesus por todos nós: os que viviam no seu tempo, os que viveram depois d'Ele e os que vivem hoje connosco neste mundo. Poderás ainda não compreender, mas Jesus veio ao mundo para nos tirar do pecado, para nos salvar".

Mas a seguir a esta cruz há aqui três bolinhas, diz a Ana.

E prossegue a avó Teresa: "Essas três contas fazem lembrar as três Pessoas da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É um só Deus que nós adoramos, mas em três pessoas distintas. E essa conta mais separada é para rezar a oração do Pai Nosso, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou, porque Ele próprio também a rezou ao Pai do Céu."

E prosseguiu: "O terço tem cinco partes. Fazem-me lembrar as cinco chagas de Jesus Cristo pregado na cruz e em cada parte (eu se chama mistério) tem 10 Avé-Marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que Deus entregou a Moisés."

O que é isso das cinco chagas?, perguntou a Ana.

As chagas são as feridas abertas nas mãos, nos pés e de lado no peito de Jesus. "Foram as feridas feitas pelos homens maus que não compreenderam Jesus e por isso O condenaram à morte, mas de uma forma horrível, que foi pregado na cruz."

Credo, avó, os homens foram mesmo maus para Jesus!

É verdade, Ana, mas pela oração do terço, lembramos que Jesus venceu a morte, dando-nos um sinal bem vivo de esperança e dando sentido à nossa vida. Só assim percebemos bem quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Chama-se a isso a Salvação, porque Jesus nos mostra que é fácil viver sem pecado, basta que se siga tudo o que Ele nos ensinou.

E o que é que Ele nos ensinou, avó?

Jesus veio mostrar-nos o caminho para o Pai do Céu e ensinou-nos que acima de tudo devemos amar a Deus e aos outros. "Ele até usou uma forma interessante de dizer isso, porque se nós gostamos de nós mesmos, também devemos gostar dos outros e de fazer o bem aos outros."

Pois, a catequista até disse que devemos amar os nossos irmãos; mas eu não tenho irmãos …

Amar os nossos irmãos significa amar todos aqueles que estão perto de nós, na escola, aqui no prédio, no nosso bairro, no trabalho do pai e da mãe. E também aqueles que não conhecemos, mas que precisam da nossa oração, como por exemplo um pobre ou um doente que esteja na sua casa ou no Hospital.

E eu para rezar por esses irmãos tenho de saber essas orações todas?, continuava a menina preocupada.

Não, para já sossegou a avó. "Por enquanto vamos as duas conversar com Jesus com as nossas próprias palavras e mais tarde vais aprendendo as orações que a avó reza e outras que vêm no livrinho que a avó também usa." "Agora que estamos na Quaresma, que é um tempo antes da Páscoa, vamos aproveitar para tu aprenderes a rezar pelos pais, para que eles também rezem por ti …"

… e pela avó, também atalhou a menina de imediato,

Então está bem respondeu a avó com satisfação e surpresa. "No fim dizemos Amén, que quer dizer o nosso SIM a Deus, o nosso amor e a nossa vontade de seguir os seus mandamentos."

E só depois é que podemos comer as amêndoas da Páscoa, não é avó?

Share