PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Proposta para celebração da promessa de amor familiar

Presidente – Irmãos caríssimos! Por desígnio da Divina Sabedoria, todos os homens e mulheres são chamados a encontrar os caminhos da felicidade, através de uma família. Conscientes de que o dom da família nos aproxima da Santíssima Trindade de Deus, que também é família, convido-vos a abrir o coração para Deus, fonte de toda a graça, e proclamarmos o nosso empenhamento na dignificação da nossa própria família.

Credes em Deus Pai todo-poderoso, que criou o homem e a mulher `Sua imagem e semelhança; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, que quis fazer do matrimónio o símbolo privilegiado do seu próprio amor infinito para com toda a Humanidade; e no Espírito Santo, que é a alma da Igreja e da comunidade familiar, sua primeira célula?

R: Sim, creio.

Presidente: Quereis agradecer, com a alma em festa, toda a felicidade que o Senhor vos tem concedido no seio da vossa família, particularmente nas horas amargas do sofrimento e da tentação?

R: Sim, quero.

Presidente: Quereis oferecer-vos a Deus para que a vossa família se abra generosamente à vida, as crianças cresçam nela em idade, sabedoria e graça, como Jesus na família de Nazaré, e os anciãos encontrem no carinho e na gratidão dos seus o melhor sinal da bem-aventurança eterna?

R: Sim, quero.

Presidente: Quereis oferecer-vos a Deus como construtores da paz familiar, condição primeira da paz no mundo, de modo que a concórdia resista generosamente às ameaças da discórdia, e o perdão fraterno seja como o bálsamo das feridas abertas ao perdão de Deus?

R: Sim, quero.

Presidente: Quereis que Deus tenha sempre o primeiro lugar na vossa família, de modo a aprenderdes d’Ele os caminhos do amor, do progresso e da paz, para bem da Igreja e do mundo?

R: Sim, quero.

Presidente: Manifestados assim, diante da Igreja, os vossos propósitos, recolhamo-nos num momento de grande silêncio, e diga cada um de nós, ao Senhor, neste dia da Sagrada Família, a sua própria oração familiar.

Silêncio.

Presidente: Senhor, nosso criador e nosso Pai! Vós, que sois mistério trinitário de amor, e conheceis a necessidade de amor em nossas vidas, dignai-vos fazer crescer em nós as energias necessárias, para que as nossas famílias resplandeçam como santuários da vossa habitação na terra, e por elas cresça também a vossa Igreja, como sacramento de salvação para o mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

R: Amen

Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos