PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Proposta para celebração da promessa de amor familiar

Presidente – Irmãos caríssimos! Por desígnio da Divina Sabedoria, todos os homens e mulheres são chamados a encontrar os caminhos da felicidade, através de uma família. Conscientes de que o dom da família nos aproxima da Santíssima Trindade de Deus, que também é família, convido-vos a abrir o coração para Deus, fonte de toda a graça, e proclamarmos o nosso empenhamento na dignificação da nossa própria família.

Credes em Deus Pai todo-poderoso, que criou o homem e a mulher `Sua imagem e semelhança; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, que quis fazer do matrimónio o símbolo privilegiado do seu próprio amor infinito para com toda a Humanidade; e no Espírito Santo, que é a alma da Igreja e da comunidade familiar, sua primeira célula?

R: Sim, creio.

Presidente: Quereis agradecer, com a alma em festa, toda a felicidade que o Senhor vos tem concedido no seio da vossa família, particularmente nas horas amargas do sofrimento e da tentação?

R: Sim, quero.

Presidente: Quereis oferecer-vos a Deus para que a vossa família se abra generosamente à vida, as crianças cresçam nela em idade, sabedoria e graça, como Jesus na família de Nazaré, e os anciãos encontrem no carinho e na gratidão dos seus o melhor sinal da bem-aventurança eterna?

R: Sim, quero.

Presidente: Quereis oferecer-vos a Deus como construtores da paz familiar, condição primeira da paz no mundo, de modo que a concórdia resista generosamente às ameaças da discórdia, e o perdão fraterno seja como o bálsamo das feridas abertas ao perdão de Deus?

R: Sim, quero.

Presidente: Quereis que Deus tenha sempre o primeiro lugar na vossa família, de modo a aprenderdes d’Ele os caminhos do amor, do progresso e da paz, para bem da Igreja e do mundo?

R: Sim, quero.

Presidente: Manifestados assim, diante da Igreja, os vossos propósitos, recolhamo-nos num momento de grande silêncio, e diga cada um de nós, ao Senhor, neste dia da Sagrada Família, a sua própria oração familiar.

Silêncio.

Presidente: Senhor, nosso criador e nosso Pai! Vós, que sois mistério trinitário de amor, e conheceis a necessidade de amor em nossas vidas, dignai-vos fazer crescer em nós as energias necessárias, para que as nossas famílias resplandeçam como santuários da vossa habitação na terra, e por elas cresça também a vossa Igreja, como sacramento de salvação para o mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

R: Amen

Share