PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Fazer festa com Deus

Fazer festa com DeusAs crianças sabem bem explorar as fraquezas, ou as “facilidades” dos adultos no que diz respeito à condescendência aos seus caprichos. Elas até adivinham o que realmente é tido como intransponível por cada um dos adultos com quem convivem, mesmo que não o digam.

Ensinar a fazer “Festa com Deus” não será fácil, se apenas for seguido o caminho teórico, sem uma prática coerente e edificante. Daí que tantos pais, padrinhos e catequistas se sintam incapazes de despertar o interesse dos mais novos para uma bela “festa” do domingo, do trabalho e da vida.

Continuar... Fazer festa com Deus

Famílias renovadas pelo Evangelho

Famílias renovadas pelo EvangelhoA espiritualidade da unidade aponta caminhos menos percorridos e que exigem uma forte vivencia do amor, na entrega e na aceitação do outro.

Deixamo-vos aqui um caminho que muitos cristão percorrem para uma plena vivencia da espiritualidade, criando programas de carácter sócio-educativo e de desenvolvimento económico, num espírito de promoção dos mais desprotegidos.

A Palavra de Deus, por outro lado, é um verdadeiro alimento oferecido aos casais à beira da separação e do divórcio, pois com ela encontram a força para um diálogo autêntico e conseguem reconstruir a sua união.

Continuar... Famílias renovadas pelo Evangelho

A Felicidade procura-se e constrói-se

A Felicidade procura-se e constrói-seA família que nasce da íntima comunhão de vida e de amor fundada no casamento entre um homem e uma mulher, é uma instituição divina, protótipo de todo o ordenamento social. É neste berço da vida e do amor que o homem nasce e cresce. É na família que a criança desenvolve as suas potencialidades, tornando-se consciente da sua dignidade e se prepara para enfrentar o seu único e irrepetível destino.

Continuar... A Felicidade procura-se e constrói-se

Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização

Desafios Pastorais da Família no Contexto da EvangelizaçãoI – O SÍNODO: FAMÍLIA E EVANGELIZAÇÃO

A missão de pregar o Evangelho a cada criatura foi confiada diretamente pelo Senhor aos seus discípulos, e dela a Igreja é portadora na história. Na época em que vivemos, a evidente crise social e espiritual torna-se um desafio pastoral, que interpela a missão evangelizadora da Igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial.

Propor o Evangelho sobre a família neste contexto é mais urgente e necessário do que nunca. A importância deste tema sobressai do facto que o Santo Padre decidiu estabelecer para o Sínodo dos Bispos um itinerário de trabalho em duas etapas: a primeira, a Assembleia Geral Extraordinária de 2014, destinada a especificar o “status quaestionis” e a recolher testemunhos e propostas dos Bispos para anunciar e viver de maneira fidedigna o Evangelho para a família; a segunda, a Assembleia Geral Ordinária de 2015, em ordem a procurar linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família.

Continuar... Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização

O Perdão na Família

O Perdão na FamíliaNeste ano pastoral de 2013-2014 a Diocese de Lisboa apresenta como tema de trabalho “A fé atua pela caridade”. Fiel a este tema, ao longo deste ano o Familiarmente vai abordar alguns dos pontos pelos quais podemos viver a caridade em família. Após termos falado sobre o descanso e o trabalho, neste mês abordamos o perdão e a família.

Continuar... O Perdão na Família

Defender a família e o casamento

Defender a família e o casamentoA Igreja vê com preocupação as estratégias que são postas em prática, um pouco por todo o lado, para eliminar da consciência da sociedade o conceito cristão do matrimónio e da família.

O Papa referiu recentemente que o sentido do matrimónio vai-se deteriorando devido à facilidade do divórcio, à coabitação antes do casamento e à introdução de novos tipos de união que não têm fundamento algum na história da cultura e do direito na Europa.

Continuar... Defender a família e o casamento

Pastoral Familiar: uma paixão de vida em Igreja

Pastoral Familiar: uma paixão de vida em IgrejaApoiados em Jesus, Maria e José como exemplo da fé que faz brilhar o amor e fortalece a vida nos lares, a missão da Pastoral Familiar aponta caminhos para que a família continue a ser um dom precioso para cada um dos seus membros nas várias etapas da vida e uma esperança firme para toda a humanidade.

Temos referido por diversas vezes e em muitos locais que a Pastoral Familiar é um dos trabalhos mais bonitos junto das comunidades em Igreja, porque permite conhecer, amar e servir a vida humana, demonstrando que, com amor e sabedoria, é possível criar famílias felizes na confiança em Deus e pela força dos sacramentos.

Continuar... Pastoral Familiar: uma paixão de vida em Igreja

Choque de mentalidades

Choque de mentalidadesChoque de mentalidades

Um confronto de ideias entre os vários membros da família deve ser uma oportunidade de crescimento e preparação para a vida. Acertar o passo entre gerações é, porém, uma tarefa árdua mas muito empolgante, na medida em que exige um esforço constante de aproximação de parte a parte.

Viver a fé e com vontade em dar testemunho do que realmente nos anima a prosseguir, vencendo as dificuldades de cada dia, é o que se espera de cada cristão ativo e interveniente no mundo.

Continuar... Choque de mentalidades