PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

O Perdão na Família

O Perdão na FamíliaNeste ano pastoral de 2013-2014 a Diocese de Lisboa apresenta como tema de trabalho “A fé atua pela caridade”. Fiel a este tema, ao longo deste ano o Familiarmente vai abordar alguns dos pontos pelos quais podemos viver a caridade em família. Após termos falado sobre o descanso e o trabalho, neste mês abordamos o perdão e a família.

O perdão é determinante para viver a caridade Evangélica na vida do casal, nas relações familiares e nas opções da família. Viver o perdão é uma exortação que brota antes de mais da nossa condição de Filhos de Deus, que experimentam a Sua infinita misericórdia. Quem reconhece que recebe o dom gratuito do perdão de Deus sabe como isso o implica na sua vida de perdoado e também de perdoador, pois somos convidados a perdoar também (“Pai Nosso…perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”).

Sem o perdão as relações humanas não podem perdurar, pois qualquer falha de um leva ao voltar das costas pelo outro. A ausência de perdão é uma barreira que mina a família, levando ao afastamento das pessoas - primeiro emocional e muitas vezes também físico: provoca divórcios entre os casais, leva irmãos a voltar as costas uns aos outros, pais e filhos a rejeitarem-se. Quem não perdoa tende a sentir uma permanente insatisfação, pois está sempre à procura e nunca encontra aquela relação que a vai satisfazer plenamente, esquecendo que o que nos satisfaz plenamente é o amor incondicional.

Perdoar não é fácil, sobretudo quando olhamos para o mal que o outro nos fez ou o bem que deixou de fazer. Porém, não podemos reduzir o outro ao que fez, esquecendo o que ele é. Olhar para o outro não pelo que fez, mas pelo que é, pelo amor que lhe temos, é o caminho do perdão que o Senhor nos aponta, Ele que nos ama não pelo nosso mérito, mas por dom gratuito. Que este amor que brota da paternidade de Deus ilumine as nossas famílias e nos faça viver a fidelidade à decisão de amar o outro na família.

Mais artigos deste Familiarmente:
Share

Próximos eventos

06maio
Dom. maio 06, 2018
Dia da Mãe
14maio
Seg. maio 14, 2018
Semana da Vida
15maio
27maio
Dom. maio 27, 2018
Festa Diocesana da Família
31maio
Qui. maio 31, 2018
Dia dos irmãos