PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

NaProTechnology®

NaProTechnology®A Vida Humana ou Humanae Vitae é uma Carta Encíclica de 1968 sobre a Regulação da Natalidade, pela mão do Papa Paulo VI. Constitui a resposta da Igreja aos sérios desafios que o dever de transmitir a vida põe à consciência dos cônjuges. Por respeito à “conexão inseparável que Deus quis e que o homem não pode alterar por sua iniciativa, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e o significado procriador”(Papa Paulo VI, Humanae Vitae, 12), tornam-se ilegítimos os atos propositadamente infecundos, nomeadamente através da contraceção, mas também os atos de procriação sem a união sexual dos cônjuges, por violarem o verdadeiro sentido do casamento e a dignidade humana. Por isso, na mesma Encíclica, o Papa Paulo VI lançou um repto aos homens de ciência, para "um contributo grande para o bem do matrimónio e da família e para a paz das consciências, se se esforçarem por esclarecer mais profundamente, com estudos convergentes, as diversas condições favoráveis a uma honesta regulação da procriação humana" (cf. Gaudium et Spes, 52).

Continuar... NaProTechnology®

"Crendo tiveram vida"

O Dia da Evangelium Vitae é uma iniciativa anunciada por monsenhor Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e que terá lugar nos dias 15 e 16 de junho.

O objetivo deste tempo é dedicar toda a nossa atenção ao compromisso da Igreja na promoção, respeito e proteção da dignidade da vida humana. Por esta ocasião, o Santo Padre presidirá à Eucaristia, no domingo 16 de Junho.

Os pais que geram os seus filhos no Amor de Deus sabem bem como é importante ensinar, vivendo o grande valor pela vida humana, no respeito pela diferença e no acolhimento de cada um como o resultado da criação divina. A transmissão e a educação da fé cristã na família é uma missão da família, até porque é a expressão viva do respeito pelos valores cristãos na vida de cada um de nós, na vida da Igreja e na vida social.

Continuar... "Crendo tiveram vida"

Fecundidade à força

Fecundidade à forçaAssumir a infertilidade no matrimónio é uma questão tão complexa quanto a impreparação dos esposos para assumir a não concretização de um desejo. O casal, que tem um projecto comum assente na confiança em Deus, sabe que as várias etapas da sua caminhada são sempre assistidas pelo Espírito Santo, Espírito Consolador e que dá Vida.

As Catequeses Preparatórias do VII Encontro Mundial das famílias levam-nos a assumir um compromisso para com a vida familiar e social, numa estreita ligação entre o amor conjugal e o trabalho.

Continuar... Fecundidade à força

Próximos eventos