PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

NaProTechnology®

NaProTechnology®A Vida Humana ou Humanae Vitae é uma Carta Encíclica de 1968 sobre a Regulação da Natalidade, pela mão do Papa Paulo VI. Constitui a resposta da Igreja aos sérios desafios que o dever de transmitir a vida põe à consciência dos cônjuges. Por respeito à “conexão inseparável que Deus quis e que o homem não pode alterar por sua iniciativa, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e o significado procriador”(Papa Paulo VI, Humanae Vitae, 12), tornam-se ilegítimos os atos propositadamente infecundos, nomeadamente através da contraceção, mas também os atos de procriação sem a união sexual dos cônjuges, por violarem o verdadeiro sentido do casamento e a dignidade humana. Por isso, na mesma Encíclica, o Papa Paulo VI lançou um repto aos homens de ciência, para "um contributo grande para o bem do matrimónio e da família e para a paz das consciências, se se esforçarem por esclarecer mais profundamente, com estudos convergentes, as diversas condições favoráveis a uma honesta regulação da procriação humana" (cf. Gaudium et Spes, 52).

Continuar... NaProTechnology®

"Crendo tiveram vida"

O Dia da Evangelium Vitae é uma iniciativa anunciada por monsenhor Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e que terá lugar nos dias 15 e 16 de junho.

O objetivo deste tempo é dedicar toda a nossa atenção ao compromisso da Igreja na promoção, respeito e proteção da dignidade da vida humana. Por esta ocasião, o Santo Padre presidirá à Eucaristia, no domingo 16 de Junho.

Os pais que geram os seus filhos no Amor de Deus sabem bem como é importante ensinar, vivendo o grande valor pela vida humana, no respeito pela diferença e no acolhimento de cada um como o resultado da criação divina. A transmissão e a educação da fé cristã na família é uma missão da família, até porque é a expressão viva do respeito pelos valores cristãos na vida de cada um de nós, na vida da Igreja e na vida social.

Continuar... "Crendo tiveram vida"

Fecundidade à força

Fecundidade à forçaAssumir a infertilidade no matrimónio é uma questão tão complexa quanto a impreparação dos esposos para assumir a não concretização de um desejo. O casal, que tem um projecto comum assente na confiança em Deus, sabe que as várias etapas da sua caminhada são sempre assistidas pelo Espírito Santo, Espírito Consolador e que dá Vida.

As Catequeses Preparatórias do VII Encontro Mundial das famílias levam-nos a assumir um compromisso para com a vida familiar e social, numa estreita ligação entre o amor conjugal e o trabalho.

Continuar... Fecundidade à força

Próximos eventos

05maio
Dom. maio 05, 2019
Dia da Mãe
12maio
Dom. maio 12, 2019
Semana da Vida
18maio
31maio
Sex. maio 31, 2019
Dia dos irmãos
01Jun.
Sáb. Jun. 01, 2019
Dia da criança