PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

"Crendo tiveram vida"

O Dia da Evangelium Vitae é uma iniciativa anunciada por monsenhor Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e que terá lugar nos dias 15 e 16 de junho.

O objetivo deste tempo é dedicar toda a nossa atenção ao compromisso da Igreja na promoção, respeito e proteção da dignidade da vida humana. Por esta ocasião, o Santo Padre presidirá à Eucaristia, no domingo 16 de Junho.

Os pais que geram os seus filhos no Amor de Deus sabem bem como é importante ensinar, vivendo o grande valor pela vida humana, no respeito pela diferença e no acolhimento de cada um como o resultado da criação divina. A transmissão e a educação da fé cristã na família é uma missão da família, até porque é a expressão viva do respeito pelos valores cristãos na vida de cada um de nós, na vida da Igreja e na vida social.

Recordemo-nos que a transmissão da fé deve ser feita em primeiro lugar pela família. De facto, não basta transmitir a vida biológica; é necessário, por meio da educação, ensinar o modo correto para viver bem. Não basta ensinar a viver bem neste mundo; é necessário transmitir também o significado eterno da vida humana, que se encontra na fé em Deus e na comunhão com Ele.

As intenções do Santo Padre Francisco para o mês de junho contemplam a cultura do diálogo, escuta e respeito mútuo, a par da Nova Evangelização, pelo que transmitir a Fé e educar nela é a parte fundamental da missão da família cristã.

Uma das perguntas que se dirige aos noivos durante a celebração do sacramento do Matrimónio é "estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, e a educá-los na lei de Cristo e da Igreja?". Será que a família cristã continua fiel à sua missão, embora enfrentando fortes desafios? Estamos a assistir ao facto de que muitos pais já não se preocupam em transmitir e educar na Fé os seus filhos. Porém, muito frequentemente os avós ainda o procuram fazer, não agarrando o "fascínio do provisório numa cultura do bem-estar", mas mantendo viva a noção do que nos anima como cristãos: seguir Jesus Cristo, como o nosso único modelo de vida.

Associemo-nos, portanto, ao Dia da Evangelium Vitae (dias 15 e 16 de junho) para que, localmente, possamos descobrir que educar na Fé para o dom da vida é garantia segura de um futuro melhor para os nossos filhos, na experiência de ser família e de procurar viver em família a Fé cristã, no conhecimento amoroso do mistério de Deus.

Share

Próximos eventos

No events